Uepa e Fapespa se reúnem para reafirmar parcerias

A fim de estreitar os vínculos com instituições parceiras, o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rubens Cardoso, recebeu nesta sexta-feira, 4 de maio, no gabinete da Reitoria o novo presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), Helder de Paula Mello. Também atenderam ao encontro o vice-reitor Clay Chagas e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uepa, Renato Teixeira.

Na reunião, foram discutidas ações que beneficiam a Universidade e a Fundação e diálogos sobre futuras atividades de ambas. O presidente da Fapespa explicou os objetivos e esclareceu a importância do encontro. “Já era diretor científico e há um mês assumi a presidência. Nosso objetivo é trazer não apenas o aspecto de cortesia da visita, mas também de tentar, com o esforço do professor Rubens, o trabalho de ampliação e investimento em pesquisa e estudo científico aqui na Universidade” defendeu Helder Mello.

O presidente ressaltou como serão executados alguns projetos. “Sou entendedor de que a Uepa tem uma potencialidade e uma responsabilidade muito grande nas regiões de integração do estado. Nossas instituições em parceria podem levar a pesquisa para essas regiões e para os nossos alunos, de trazer inovações, trabalhar de forma diferenciada e o recurso que temos disponível na Fapespa é extremamente importante pra isso. O objetivo desse encontro é juntar esforços, unir nossas ações para que possamos ampliar nosso investimento aqui na Universidade, incluindo a capital e o interior principalmente”, finalizou ele.

O reitor conta que a aproximação entre as Instituições é extremamente positiva para a Universidade. “A medida que a Fundação passa a conhecer melhor as peculiaridades dos 20 campi que estão distribuídos nos 16 municípios do Pará, que tem realidades bastante diferentes, é melhor para que se compreenda o que cada um necessita. Além disso, é bom mostrar internamente que essa aproximação favorece a compreensão dos  dois lados” afirmou ele.

A parceria com a Fapespa e a efetiva realização de projetos representa o estímulo à pesquisa científica e o consequente investimento na Universidade.

Texto: Rachel Oliveira

Foto: Diane Maués