Curso de Música ganha sua primeira pós-graduação

Os graduados em áreas afins da Música terão uma nova – e gratuita – oportunidade de formação. O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) ofertará ainda esse ano a Especialização em Pesquisa na Música. O curso terá 30 vagas e o edital para seleção já está em produção.

A proposta de curso feita pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Música foi aprovada na manhã de hoje, 23, em reunião ordinária do Conselho Universitário (Consun). Com duração de um ano e meio, o curso busca atender os anseios de gerações de graduados em Música no Pará. “Será o primeiro curso lato sensu. Na minha avaliação, esse projeto vai atender uma demanda reprimida de pessoas que querem cursar uma pós na área de Musica. A UFPA tem uma pós em Artes, que contempla Música, mas não é especifica”, informou o professor Paulo Murilo Guerreiro, integrante da equipe que elaborou o projeto.
A intenção da coordenação é que o edital seja lançado no segundo semestre de 2018. “Muitas pessoas querem dar segmento à trajetória acadêmica. Queremos facilitar a entrada dos alunos e qualifica-los enquanto pesquisadores. A Música tem tradição de formar o performer, o musico, o regente, mas não de formar o pesquisador”, ressaltou o professor. A especialização servirá ainda como treino para algo ainda maior. “O curso é piloto para submissão do projeto de mestrado, que será o primeiro do Norte do Brasil. Vai servir para preparar o corpo docente para encarar o desafio do stricto senso”, adiantou Guerreiro.
Para a coordenadora da Especialização, Jorgete Lago, também vê o curso como uma oportunidade para a expansão do campo da Música no estado. “Os egressos poderão fazer um estudo mais aprofundado da pesquisa em Música, em áreas como a etnomusicologia, a performance, a história da música, entre outros. Além disso, é uma oportunidade de o profissional se preparar para dialogar com áreas afins, como a antropologia e a sociologia”, avaliou.
O curso será destinado a alunos graduados em Licenciatura e Bacharelado em Música, Licenciatura em Artes com Habilitação em Música, e outros graduados de áreas afins, com experiência comprovada em música. “Nossa intenção é fortalecer cada vez mais a qualificação dos professores. O curso de Música carecia de uma pós-graduação, pois nunca tivemos nada nessa área. Há 15 anos tentavam. Nosso objetivo agora se volta para aprovação do projeto de mestrado”, afirmou o diretor do CCSE, Anderson Maia, que tem um dos compromissos de sua gestão à frente do Centro a ampliação da pós-graduação no CCSE “Nossa gestão está empenhada na continuidade da formação acadêmica dos nossos egressos, seja via lato ou stricto sensu”, reforçou.
Texto: Fernanda Martins/ Ascom CCSE