Mestrado em Letras inscreve a partir de amanhã (10)

A seleção da primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas (PPGELL)- Mestrado Profissional do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) abre suas inscrições amanhã, 10. Os interessados poderão entrar no certame até o dia 2 de maio. O edital completo está no site oficial da Uepa.

O valor da taxa de inscrição é de R$100, mas estarão isentos de pagamento candidatos com deficiência, além de pessoas com hipossuficiência econômica, que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.

As inscrições deverão ser feitas por meio do envio do formulário de inscrição encontradas no anexo III do edital, devidamente preenchido e encaminhado com o comprovante de depósito da taxa de inscrição, além de cópias dos documentos listados no edital.

A documentação exigida deve ser entregue pessoalmente ou enviada via Sedex para o Protocolo do CCSE da Uepa, com horário de funcionamento de 9h às 13h, localizado na Tv. Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo.

O mestrado é reservado a pessoas graduadas em Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa ou Licenciatura em Letras – Libras, que estejam atuando como professores de Língua Portuguesa na Educação Básica.

O PPGELL tem como área de concentração as Práticas Pedagógicas: interfaces entre o ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas, divididas em duas linhas de pesquisa: Estudos Linguísticos: Saberes e Práticas e Estudos Literários e suas práxis educativas.

O programa oferta 15 vagas e é composto de três fases: A primeira, prova escrita com conteúdos de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica; a segunda, análise de currículo; e por fim, a terceira fase, que consiste em entrevista com os candidatos. As atividades acadêmicas do Mestrado Profissional serão desenvolvidas de segunda à sexta-feira no horário de 15h às 20h.

A oferta do novo programa de pós-graduação é parte dos esforços da gestão do Centro e da Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) que auxiliam os professores na criação dos projetos de novos cursos e na viabilização da estrutura física para que estes sejam implantados. Em 2018, o CCSE aumentou em 100% o número de programas Stricto sensu. “A educação continuada é uma das nossas principais bandeiras e vamos continuar atuando para estimular ainda mais este crescimento. Os professores com projetos podem contar conosco”, comentou o diretor do CCSE, Anderson Maia.