Seminário apresenta práticas docentes na escola pública

Fachada do Campus X, em Igarapé-Açu

O II Seminário do PIBID da Região Nordeste Paraense ocorreu entre os dias 7 e 8 de novembro no Campus X da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado no município de Igarapé-Açu. O evento iniciou-se a partir das 8h, com o tema Formação e Práticas Docentes a partir das experiências do PIBID na escola pública. Houve a necessidade de um investimento de 20 reais perante inscrição antecipada no site.

Vinculado ao curso de Pedagogia do Campus e com o objetivo de socializar as experiências dos bolsistas em diferentes espaços — considerando a formação e a prática dos acadêmicos envolvidos nos projetos provenientes da Escola Costa e Silva, Escola D. Pedro II e Escola Aprígio de Morães, da zona rural de Igarapé-Açu —  o Seminário é um projeto que deriva do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

“É de extrema relevância para a formação desses acadêmicos e para a comunidade acadêmica conhecer essa realidade da multissérie e perceber a contribuição que a universidade pública pode oferecer nesses espaços”, afirmou a coordenadora do evento, professora Maria Socorro Hage.

Por meio do PIBID, os discentes têm a oportunidade de construir práticas pedagógicas numa perspectiva lúdica dentro das classes multisseriadas nas escolas públicas das comunidades rurais do município de Igarapé-Açu. “A minha experiência no PIBID foi e está sendo maravilhosa, pois ainda na graduação tive a oportunidade de ter o contato com docência, com a realidade da sala de aula e, principalmente, com a realidade das classes multisseriadas da zona rural do município de Igarapé-Açu. Por meio do subprojeto de Pedagogia, eu e muitos de meus colegas tivemos a oportunidade de participar de eventos nacionais e regionais apresentando as nossas pesquisas, mostrando parte das ações que realizamos nas escolas e debatendo também sobre a realidade que vivenciamos na multissérie”, comentou a discente da graduação em Pedagogia, Rayane Martins, sobre a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBID).

A programação contou com apresentações, que foram submetidas previamente, sobre relatos de experiência, artigos e resumos dos projetos de bolsistas PIBID da Uepa e de outras Instituições de Ensino Superior que desenvolvem trabalhos nas escolas da zona rural de Igarapé-Açu.

Texto: Wesley Lima (com informações de Daniel Leite Jr)

Foto: Mácio Ferreira