Docentes de Pedagogia reúnem-se para debater planejamento pedagógico do curso

Os docentes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia estiveram reunidos durante essa segunda-feira (3), de 8h30 às 17h30, no bloco VI, na Sala de Recitais, para realizar o planejamento pedagógico do curso. A reunião, com o tema Os desafios da formação de professores no cenário contemporâneo, teve como objetivo a ponderação e aprimoramento do fazer pedagógico e das práticas desenvolvidas no processo de aprendizado como um todo.

O planejamento esteve composto por uma programação diversificada que, pela manhã, ofereceu uma acolhida para os educadores, contação de histórias pela convidada Ester Sá e palestra, com o mesmo nome do evento, ministrada pela professora Ana Rosa Peixoto de Brito (UFPA) — abordando a formação do docente em várias instâncias institucionais.

Em seguida, houve o almoço e um momento para descontração e interação entre os presentes que contou com a participação da coordenadora do curso de Licenciatura Plena em Música, professora e pianista, Eliana Cutrim, que executou belas peças musicais, provocando grande emoção em todos.

Os professores deram prosseguimento com a programação debatendo sobre os desafios de ser um educador, informes relacionados aos acontecimentos mais próximos, práticas de estágio, parcerias, padrão e procedimentos que envolvem a orientação durante os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), implementação definitiva do SIGAA e projeto pedagógico do curso.

Ceila de Moraes, coordenadora do curso de Pedagogia, classificou o dia como muito produtivo e enriquecedor para as atividades que já são parte da rotina dos discentes e docentes do curso e mesmo para aquelas que ainda serão implementadas nesse primeiro semestre. “Nós realizamos uma programação bem intensa. Foi o dia inteiro. Fiz questão de, agora, nesse Planejamento, como coordenação do curso, de proporcionar esse momento”, declarou Moraes.

A professora Maria Rosa de Oliveira Castro, ao término do encontro, disse que vê positivamente a reunião e que alguns dos frutos desse dia de trocas foram momentos de introspecção, extroversão e maior aproximação entre os colegas docentes. “Vejo que no diálogo conseguimos estabelecer algumas propostas para que possamos melhorar cada dia mais o nosso processo de ensino e aprendizagem na Universidade”, comentou Castro.

No final da tarde, houve também a análise dos programas nas quais o curso está incluído e, no encerramento, um resgate de todas as vivências por meio da dinâmica do círculo do dar e receber, onde os integrantes dão as mãos e interagem, terminada em um grande abraço.

Texto e foto: Wesley Lima/ Ascom CCSE.