Acolhida dos Calouros 2020

O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) acolheu na manhã de ontem (10) no Auditório Paulo Freire os calouros do Prosel 2020. A manhã de confraternização, que contou com alunos de diversas licenciaturas, começou às 9h com uma recepção musical realizada pelos alunos do curso de Licenciatura Plena em Música.

Após a apresentação à capela dos discentes do curso de música, os mestres de cerimônia, Jorge Monteiro e Fernanda Rosal — respectivamente, alunos de Ciências da Religião e Bacharelado em Secretariado Trilíngue —, anunciaram a reprodução do vídeo de boas-vindas do reitor da Universidade do Estado do Pará, professor Rubens Cardoso.

Em seguida, houve a execução do hino do estado do Pará e foram chamados os membros da mesa de abertura que esteve composta pelo professor e diretor do Centro Anderson Madson Maia;  representante dos assessores pedagógicos Maria Fátima Santos; Bianca Mesquita pelo Diretório Acadêmico do CCSE; prof. Wladirson Cardoso (coordenador de filosofia) representando os docentes e coordenadores de cursos; e Pedro Alexandre em nome dos técnicos.

O professor Anderson Maia saudou a todos os presentes e explicou sobre o processo de aproximação entre os alunos e o corpo institucional. Além de citar o aprimoramento de antigos projetos e implementação de novos nos últimos quatro anos. Maia chamou ainda nominalmente por cada cursos do Centro que participaram do Prosel 2020.

E ressaltou o professor Anderson que: “É importante que lutemos não só pelo acesso, mas pela permanência de vocês dentro dessa universidade”, disse aos alunos.

Em suas falas, Bianca Mesquita e Maria Fátima Santos, falaram de apoio institucional e superação das dificuldades. “Eu quero dizer que muita coisa vai depender de cada um, mas vocês não estão sozinhos”, falou a assessora pedagógica.

O professor Wladirson Cardoso falou sobre a importância de conhecer o corpo funcional da instituição, principalmente do entrosamento entre os alunos e os responsáveis pela sua graduação. “Cada curso tem o seu coordenador que é o seu representante nas demandas e necessidades perante esta universidade. Procurem frequentar as coordenações, ter acesso à coordenação pedagógica”, disse.

Houve, além disso, a programação contou com a apresentação dos blocos e de todos os setores administrativos do campus I e dos seus representantes feita pelo vice-diretor de Centro, professor João Paulo Passos. Sucedido pela apresentação de Prof. Antônio Carlos Braga Silva, representante do Instituto Confúcio.

Por fim, Nina Pereira Costa, aluna ingressante de Bacharelado em Secretariado Trilíngue, foi convidada a fazer a leitura do compromisso do calouro e depois desse momento houve a despedida com todos os servidores presentes e execução da marcinha dos calouros.

Texto e foto: Wesley Lima/ Ascom CCSE.