Novo Post

Alunos do Parfor são recepcionados em Aula Inaugural

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou na manhã desta segunda-feira, 4, a aula inaugural para acolher os estudantes que irão compor as novas turmas no 1º Módulo do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), em Belém e em Marituba. O evento ocorreu no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade, e teve como objetivo geral direcionar os discentes quanto a programação do Plano, explicar os direitos e deveres enquanto acadêmicos da Uepa e esclarecer as demais dúvidas dos participantes.

Representando a Uepa na mesa de abertura estava o diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Anderson Maia, acompanhado da Pró-Reitora de Graduação, Ana Conceição e da professora Lana Macedo. A mesa também teve a presença da Secretária de Educação de Marituba, Dayse Menezes e da representante dos alunos do Parfor, Roseane Corrêa. Após as boas-vindas, o diretor Anderson Maia apresentou a Uepa para os estudantes e explicou a programação do Parfor durante os quatro anos de graduação.

De acordo com Anderson, a Universidade dará todo o suporte para que os alunos estejam engajados na graduação. “Os alunos do Parfor terão tratamento igualitário aos demais acadêmicos da Universidade, com acesso as bibliotecas, ao acervo bibliográfico e também ao RestauranteUniversitário da Uepa. Vejo no Parfor um grande passo para contribuir com o futuro de nossos jovens dentro do Estado, devido a melhoria que o programa traz para a educação básica”, destacou o diretor do CCSE.

Durante a aula, alguns coordenadores de cursos da Uepa também se apresentaram aos alunos, entre eles a coordenadora do curso de História, Venize Rodrigues; a coordenadora do curso de Pedagogia, Célia Virgolino; e a professora do curso de Letras Língua Inglesa, Josane Pinto.

Oriunda de Jacundá, a estudante do Parfor no curso de Letras Inglês, Shirley Gonçalves, 34 anos, falou sobre a expectativa com o curso. “Nesse momento o sentimento é de realização em poder cursar o nível superior e atuar em uma área específica. Acredito que ter dedicação é fundamental para nos tornarmos excelentes professores ao final do curso”, disse a estudante.

Parfor

O Parfor é uma política nacional de formação de professores da educação básica e tem por finalidade organizar, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da educação básica.

O Plano tem como objetivo induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

As 21 turmas novas que ingressarão na Uepa ainda receberão oficinas sobre os recursos pedagógicos da Plataforma Moodle – ambiente virtual destinado ao desenvolvimento de atividades não presenciais. Maiores informações sobre o programa no número (91) 3299-2232 ou por meio do e-mail coordparforuepa@yahoo.com.br.

Confira o calendário de aulas inaugurais, que serão realizadas sempre às 9h:

Cametá (exceção para aula às 14h30), Castanhal e Santarém – Campus da Uepa

Salvaterra – Campus da Uepa

São Sebastião da Boa Vista – Polo UAB do município.

Texto: Rafael Dias

Foto: Cristino Martins/ Ag. Pará