Grupo de Estudos e Pesquisas Culturas e Memórias Amazônicas

logo_cumaCulturas e Memórias Amazônicas é um grupo de estudos e pesquisas registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará.

O grupo, que congrega professores e alunos de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da UEPA, está organizado visando construir redes entre diversos saberes amazônicos. Cultura, eixo temático, é entendida como amálgama de elementos materiais ou imaginários construídos ou modificados por homens e mulheres que dão forma às sociedades. Essa pluralidade cultural da região nos instiga a pensar o lugar das mesclas, os processos de mestiçagens, a crioulidade e herança indígena das gentes, com suas manifestações artísticas, religiosas e linguísticas, entre outras.

Para além de um grupo de pesquisa, compõe um núcleo institucionalizado do CCSE, com ações e projetos de extensão e ensino.

Objetivo

Promover estudos, debates e pesquisas acerca de temas relacionados às memórias amazônicas.

Linhas de Pesquisa

  1. Poéticas: investiga e reúne textos de cultura amazônica, das diferentes expressões artísticas nas suas formas tradicionais e contemporâneas, com vistas à elaboração de cartografias de estudos na área, bem como a construção e divulgação de experiências estéticas.
  2. Memória e História: documenta e (re)constrói as memórias de pessoas e grupos sociais que vivem no espaço cultural amazônico, desenha cartografias sócio-afetivas por meio de depoimentos e demais vestígios da presença humana nas diversas temporalidades amazônidas.
  3. Diversidade e Linguística: focaliza a língua falada na região amazônica, que, como todas as línguas do mundo, não se apresenta de maneira uniforme, expressa a diversidade cultural por meio das variações linguísticas, resguarda a identidade de um povo e a sua história.
  4. Etnias e Identidades: estuda, discute e investiga as marcas étnicas e as identidades brasileiras/amazônicas. A imersão neste tema implica nas discussões sobre pluralidade cultural, processos de mestiçagens, heranças indígenas, africanas e tantas outras existentes nas gentes amazônicas, bem como suas formas de manifestação.
  5. Música: compreende o estudo do binômio música e sociedade através de repertórios e da prática musical, bem como das concepções estéticas de criação e interpretação musical, considerando sua recepção e capacidade de interagir com as demais práticas culturais e educacionais.
  6. Audiovisual: esta linha de pesquisa pretende promover estudos sobre a linguagem cinematográfica, bem como estudar a história do cinema das origens a atualidade, incluindo a estética e os movimentos cinematográficos. Objetiva-se ainda refletir sobre a produção cinematográfica na Amazônia e promover trabalhos que incidam sobre o fazer e o olhar imagens.

Líder(es) do grupo: Josebel Akel Fares, Nazaré Cristina Carvalho
Área predominante: Ciências Humanas; Educação
2003
Espelho Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7864352352170979
Site: https://pt-br.facebook.com/cuma.uepa
Localização: Bloco 4 (térreo)
Vinculação à Programas de Pós-Graduação da UEPA: Mestrado Acadêmico em Educação