Ensino

Já em 1931, o Estatuto das Universidades Brasileira (Decreto Nº 19.851, de 11 de Abril de 1931), estabelece como fins do ensino universitário:

O ensino universitario tem como finalidade: elevar o nivel da cultura geral, estimular a investigação scientifica em quaesquer dominios dos conhecimentos humanos; habilitar ao exercicio de actividades que requerem preparo technico e scientifico superior; concorrer, emfim, pela educação do individuo e da collectividade, pela harmonia de objectivos entre professores e estudantes e pelo aproveitamento de todas as actividades universitarias, para a grandeza na Nação e para o aperfeiçoamento da Humanidade.

Em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394, De 20 de Dezembro de 1996), estabelece a indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, que devem ser integrados e retro-alimentadores.

A Universidade do Estado do Pará através do Centro de Ciências Sociais e Educação contribui para o enriquecimento cultural, humano e científico e formação profissional da população paraense através da oferta de cursos de graduação e pós-graduação (especializações e mestrados), no campus da capital, Belém, e no interior, atingindo 16 municípios do estado do Pará.

Aos discentes são oferecidas oportunidades de monitoria, estágio, programa de iniciação à docência e iniciação científica e atividades de extensão. Conheça também sobre Assistência Estudantil, Acessibilidade, Apoio Psicopedagógico e respeito à diversidade  na UEPA. Os discentes também podem atuar nas representações estudantis como os Centros Acadêmicos e DCE,  e representá-los junto ao Conselho de CentroColegiado de Campus, ao Colegiado de Curso e aos Departamentos.

Leia mais sobre os colegiados dos cursos de graduação, atribuições e lista dos coordenadores de curso.

Acesse o Calendário Acadêmico de 2018 e Guia Acadêmico de 2018!

A Pró-Reitoria de Graduação é responsável por: Coordenar, acompanhar e supervisionar as atividades do ensino de graduação na capital e no interior; Definir políticas visando a articulação das atividades didático-pedagógicas e a qualidade dos cursos de graduação e dos programas especiais; Supervisionar e executar, por meio de diversos mecanismos, a avaliação e a supervisão do ensino de graduação no âmbito da UEPA e pelas modalidades de acesso dos alunos. Cabe à ela a Câmara de Graduação, órgão deliberativo do ensino de graduação no qual o CCSE tem dois membros.