↑ Voltar para Graduação

Imprimir Página

Cursos

PEDAGOGIA

  • APRESENTAÇÃO

O Curso de Pedagogia da UEPA foi criado com a Faculdade Estadual de Educação (FAED), pela Resolução nº 02 de 12 de janeiro de 1984, homologado através do Decreto nº 3193 de 10 de fevereiro de 1984, autorizado a funcionar pelo Decreto Presidencial nº 93.111, de 13 de agosto de 1986 e implantado em 1987, pela Fundação Educacional do Pará (FEP).

De acordo com o novo Projeto Político Pedagógico, o Curso de Pedagogia se propõe à formação de profissionais que atuarão na docência em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como em Gestão Escolar

  • PERFIL DO PROFISSIONAL

O Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia propõe formar o educador com o seguinte perfil profissional:

1. Visão ampliada do processo político pedagógico, compreendendo-o nas dimensões histórica, filosófica, tecnológica, política, cultural e estética;

2. Comprometido com as questões da nossa época e da nossa região, articulando-as com o mundo, capaz de intervir como propositor na sociedade em que vive;

3. Ético, produtor de conhecimentos para a formação de cidadãos críticos, criativos e atuantes na sua comunidade, assim como em seu país;

4. Capaz de transitar com desenvoltura, iniciativa e determinação na área da educação para superar os desafios encontrados no percurso;

5. Possuidor de embasamento teórico-prático que possibilite superar a fragmentação do conhecimento, para atuar na perspectiva interdisciplinar e do trabalho coletivo, visando construir saberes e conhecimentos na totalidade;

6. Comprometido com a inclusão social como princípio educativo e humano;

7. Formado para atuar em uma gestão democrática e participativa, reconhecendo a práxis educativa como elemento desencadeador desse processo;

8. Reconhecer na relação professor-aluno, uma relação dialética e dialógica.

  • ATUAÇÃO

O Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia destina-se a formação do profissional docente para atuar no Magistério na Educação Infantil, Magistério nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar entendida como organização do trabalho pedagógico a ser desenvolvida no campo do planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação do processo educativo em espaços escolares e não escolares.

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

  • APRESENTAÇÃO

O Curso objetiva formar profissionais para exercício da docência e a prática da pesquisa, tendo como objeto o campo religioso, em suas múltiplas relações com os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais da realidade.

O Curso apresenta 3.200 horas, distribuídas em séries de regime anual, com duração mínima de quatro anos e máxima de sete.

  • LEGISLAÇÃO PERTINENTE

O Curso de Licenciatura Plena em Ciência da Religião tem amparo na seguinte legislação:

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Art. 33, que instituiu o curso de Licenciatura Plena em Ciência da Religião.

- Lei 9.475/97, que estabelece nova redação ao Art.33 da LDB

- Resolução 403/01 do Conselho Estadual de Educação (CEE), que trata da autorização do curso de Licenciatura Plena em Ciência da Religião.

  • ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular do curso esta vinculada a quatro eixos temáticos:

- Diálogo Inter-religioso: oferece compreensão do fenômeno religioso e estimula o respeito e a prática do diálogo entre os protagonistas das diferentes concepções religiosas.

- Diálogo Inter-saberes: trata da compreensão e da prática dos diversos saberes na cultura humana.

- Produção do Conhecimento: refere-se à iniciação científica sobre religiosidade, em grupo ou individual, no decorrer de toda formação acadêmica.

- Praxis Pedagógica: que se aplica à formação do professor-educador com fundamentação teórico – prática, envolvendo aspectos biopsicosociais, culturais e filosóficos da educação.

  • ATUAÇÃO

O egresso do curso poderá atuar como docente de Ensino Religioso em entidades públicas e privadas que ofereçam o Ensino Fundamental (5ª à 8ª série /ciclo III e IV) e Médio; consultor ou assessor no desenvolvimento de projetos e cursos de formação na área das Ciências da Religião, junto a entidades públicas e privadas e em instituições de ensino que ofereçam a Educação Infantil e as séries ou ciclos Iniciais do Ensino Fundamental

CIÊNCIAS NATURAIS

  • OBJETIVOS
O Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais tem o de objetivo formar professores para suprir as necessidades de ensinar Ciências, Biologia, Física e Química nos Ensinos Fundamental e Médio da Educação Básica do Sistema Brasileiro de Educação..
  • ESPECÍFICOS

a) Contribuir para a superação da carência de professores para o Ensino Fundamental e Médio na área de Ciências Naturais;

b) Desenvolver competências e habilidades voltadas para os aspectos sócio-políticos e para o desenvolvimento sustentável do Estado do Pará;

c) Facilitar o acesso das populações locais ao conhecimento historicamente acumulado;

d) Criar infra-estrutura acadêmica-tecnológica (biblioteca, laboratório e outros) de apoio para as ações de pesquisa e extensão da Universidade, visando o desenvolvimento regional;

e) Criar condições para a implantação de um futuro Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciências no CCSE.

  • PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O profissional formado terá a titulação de Licenciado Pleno em Ciências Naturais e pode atuar como professor de Ciências no Ensino Fundamental e Professor de Química, Física ou Biologia no Ensino Médio. Pode atuar também como coordenador de cursos de Ciências, Biologia, Física ou Química e técnico em sua área junto a entidades públicas e privadas de planejamento e desenvolvimento social. Seus locais de trabalho serão Instituições de Ensino, Secretarias de Educação e de Planejamento e Agências de Desenvolvimento Social..

  • INTEGRALIZAÇÃO: 3.720 horas
  • DURAÇÃO MÍNIMA: 4 anos
  • REGIME DO CURSO: Seriado Anual
  • TURNOS DE FUNCIONAMENTO: Manhã, Tarde e Noite
  • LOCAIS DE OFERTA: Capital e Interior

SECRETARIADO EXECUTIVO TRILINGUE

  • APRESENTAÇÃO

A organização curricular do Curso de Graduação em Secretariado Executivo Trilingue contempla conteúdos básicos, específicos e teóricos, com a devida interligação. Esses conteúdos tratam de estudos relacionados às Ciências Sociais, Ciência Jurídica, Comunicação e Tecnologia da Informação, Técnicas Secretariais e Gestão Empresarial, além de conteúdos relacionados às línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola.

Os conteúdos teórico-práticos dispõem de laboratórios de linguagem e de informática conectados à Internet, habilitando os alunos nos sistemas de comunicação com ênfase em software e aplicativos de escritório. Igualmente, proporciona práticas de estágio curricular supervisionado e atividades complementares.

  • PERFIL DO PROFISSIONAL

O Curso visa à formação de profissionais proficientes, criativos, participativos, conhecedores da gestão estratégica e articuladores em negociações que precedem a tomada de decisões. Além disso, os profissionais formados deverão ser agentes facilitadores das relações interpessoais e intergrupais. Devem revelar, ainda, eficiente domínio de técnicas de sensibilização, no que se refere aos diferentes meios de comunicacionais, dentro e fora da organização, com os diversos grupos de clientes ou demanda sócio-empreendedora. O Curso é seriado anual, tem 3.200 horas e a duração mínima de quatro anos e máxima de sete.

No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2006, os alunos do curso obtiveram nota cinco, ou seja, o conceito máximo referente ao Exame. O Curso foi o único que recebeu conceito máximo entre os cursos avaliados no Enade 2006 no Estado do Pará. Em 2007, o curso foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) e Conselho Estadual de Educação (CEE) e obteve o conceito final A.

  • ATUAÇÃO

O graduado pode atuar como secretário executivo trilingue em empresas e instituições nacionais e internacionais organizando processos de trabalho, assessorando processos administrativos, coordenando setores de trabalho, participando de elaboração de projetos e mediando relações entre a empresa ou instituições e o público. Pode, também, atuar como profissional liberal, prestando serviços de assessoria e consultoria na área de comunicação em Língua Portuguesa (ou estrangeira) e outros na área de sua habilitação.

LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA

  • APRESENTAÇÃO

Os profissionais com Licenciatura Plena em Letras na área de Língua Portuguesa estarão qualificados para atuar, de forma competente e crítica, no Ensino de Educação Básica, com capacidade de analisar, descrever e explicar, sincrônica e diacronicamente, a estrutura e o funcionamento da Língua Portuguesa, pela análise das diferentes teorias que fundamentam as investigações da língua e da linguagem, pelo domínio ativo e crítico de um repertório representativo da literatura da língua portuguesa e pela capacidade de operar como professor, pesquisador e consultor das diferentes manifestações linguísticas dos dialetos culto e popular.

O Curso é seriado anual, tem 3.260 horas e a duração mínima de quatro anos e máxima de sete.

  • ATUAÇÃO

Como professor, planejador, executor e avaliador de ações educacionais em escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio. Poderá, também, atuar como redator, editor e revisor de textos em jornais, revistas ou em instituições públicas e particulares e, ainda, como consultor.

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

  • APRESENTAÇÃO
 O Curso de Licenciatura em Matemática objetiva formar profissionais para atender a demanda do Sistema Educacional do Estado, por meio do domínio de conteúdos e metodologias específicas, possibilitando o desenvolvimento do raciocínio lógico e habilitando esse futuro profissional a incorporar novos significados da vida e a interpretar sua realidade como agente de transformação. O Curso é seriado anual e tem 3.360 horas. A duração mínima de quatro anos e a máxima de sete.
  • ATUAÇÃO

O Licenciado em Matemática pode atuar em escolas da rede pública ou privada, que ofereçam o Ensino Fundamental e Médio, e como consultor ou assessor na construção, desenvolvimento e avaliação de projetos de cursos para profissionais, na área de sua competência em entidades públicas ou privadas

LICENCIATURA PLENA EM MÚSICA

  • APRESENTAÇÃO

O Curso de Licenciatura Plena em Música desenvolve uma metodologia que favorece ao aluno uma formação teórico-prática, visando atender suas expectativas quanto ao trabalho no magistério e quanto à pesquisa, estimulando o desenvolvimento de suas competências artísticas, pedagógicas e científicas, envolvendo o pensamento reflexivo e proporcionando o desenvolvimento, a divulgação e a apreciação da criação e execução musical. O Curso é em regime semestral e tem 2.800 horas. A duração mínima de oito semestres e máxima de 12 semestres.

  • PERFIL DO PROFISSIONAL

O perfil do licenciado em música compreende as múltiplas determinações sócio-culturais que atuam sobre o processo pedagógico-musical. O profissional pode atuar como produtor de conhecimentos, numa visão crítico-reflexiva, em que o hábito e a habilidade de pesquisa sejam desenvolvidos amplamente.

  • ATUAÇÃO

O Licenciado em Música pode atuar em escolas de Educação Básica, instituições especializadas no Ensino da Música e em outros campos musicais instituídos e emergentes.

BACHARELADO EM MÚSICA

  • APRESENTAÇÃO

O Curso de Bacharelado em Música funciona por meio de convênio celebrado entre a UEPA e o Instituto Estadual Carlos Gomes (ICG).Compreende três habilitações: Canto Lírico, Composição e Arranjo e Instrumento (Piano, Flauta Transversal, Clarinete, Fagote, Trompa, Trombone, Trompete, Tuba, Saxofone, Oboé, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Violão e Percussão). No PRISE e PROSEL, além das etapas comuns a todos os cursos, o candidato ao Bacharelado em Música é submetido ao Exame Habilitatório constituído por duas provas, onde são abrangidos conhecimentos musicais necessários ao ingresso no curso.

  •  EXAME HABILITATÓRIO

Prova 1 – Leitura a 1ª  Vista

Percepção Musical, Estruturação, Solfejo e História da Música.

Prova 2 – Execução Instrumental ou Vocal de um Programa Musical ou Apresentação de duas Composições Próprias.

O curso é desenvolvido em regime seriado anual e tem 3.280 horas para a Habilitação em Canto Lírico e 3.360 para Habilitação em Instrumento. A duração mínima para as duas habilitações é de quatro anos e a máxima de sete. O curso funciona no período noturno, nas dependências do ICG.

  •  ATUAÇÃO
 Os egressos do Curso de Bacharelado em Música nas habilitações Canto Lírico, Composição e Arranjo e Instrumento deverão apresentar conhecimento musical que os habilitem a exercer atividades nos diversos segmentos da área de música erudita e pesquisa musical. Pode atuar como solista, instrumentistas de orquestra, de banda, de conjunto camerísticos, instrumentistas e coralistas. O músico também poderá exercer cargos administrativos na área de educação e cultura em órgãos oficiais, institutos de música, instituições de pesquisa e universidades, além de empresas e entidades do setor cultural. Pode, ainda, atuar como colaborador de jornais, revistas e outras publicações na área de crítica musical, procurando, dessa maneira, atender às demandas da sociedade com relação à música erudita.

Link permanente para este artigo: http://ccse.uepa.br/ccse/?page_id=53