Assistência Estudantil

O Subprograma de Bolsas de Incentivo Acadêmico faz parte do Programa de Apoio Socioeconômico do Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE) da Universidade do Estado do Pará, vinculado à reitoria. O programa contribui para evitar a evasão dos alunos por falta de condições de se manterem estudando. Mais de mil universitários já participam do programa.

No ano de 2018 a Universidade do Estado do Pará ofertou 400 bolsas de incentivo acadêmico aos alunos dos cursos regulares de graduação da capital e dos campi da interiorização da UEPA oriundos, prioritariamente, de Escola Pública ou de Escola em Regime de Convênio com o poder público em situação socioeconômica desfavorável à sua permanência e inserção na dinâmica universitária de produção e socialização do conhecimento. Fique atento aos editais no portal da universidade.
Telefone do NAE: (91)32992247

Acessibilidade

O CCSE conta com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) para atender e orientar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) junto aos estudantes universitários dos cursos de graduação e pós-graduação, que apresentam necessidades educacionais especiais, no âmbito da deficiência visual, com baixa visão cegueira e surdez. Foi instituído para garantir o acesso, a permanência e a terminalidade acadêmica de pessoas com necessidades educacionais especiais na educação superior, no âmbito da CCSE/UEPA. O NAI conta com dois intérpretes fixos na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), voltados para o atendimento da comunidade surda, interna ou externa.

RESPONSÁVEL TELEFONE E-MAIL LOCALIZAÇÃO
 Marli Melo de Almeida  4009-9545 / 99902-6199 marlimeloalmeida45@gmail.com marli@uepa.br  Bloco III – Térreo

Serviço de Apoio Pedagógico e Psicológico (SAPP)

Serviço de Apoio Pedagógico e Psicológico surgiu em 2009 com o objetivo de ajudar os alunos do Centro de
Ciências Sociais e Educação-CCSE, com dificuldades emocionais e pedagógicas. Esse espaço possibilita o aperfeiçoamento dos hábitos, atitudes e condutas dos discentes por meio da escuta psicológica e de uma orientação pedagógica, promovendo, assim, o aprimoramento pessoal e intelectual.

RESPONSÁVEL TELEFONE E-MAIL LOCALIZAÇÃO
 Oneli de Fátima Teixeira Gonçalves  99169-5949 / 98824-3324 oneligoncalves@gmail.com oneligoncalves@uepa.br  Bloco I – Térreo

Respeito à Diversidade

A Constituição do Estado do Pará, a partir da emenda Emenda Constitucional de nº 36 de 24 de janeiro de 2007, em seu Título I – dos Princípios Fundamentais, Art. 3º Inciso IV, lê-se “Art. 3º. O Estado do Pará atuará, com determinação, em todos os seus atos e pelos seus órgãos e agentes, no sentido de realizar os objetivos fundamentais do País: IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, orientação sexual, cor, idade, deficiência e quaisquer outras formas de discriminação.”

A Universidade do Estado do Pará, desde 2015, pela Resolução Nº 2887/15-CONSUN, tem regulamentado o uso do nome social para estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes. Os agentes públicos e a comunidade acadêmica, pela resolução, devem respeitar o nome social. Leia a resolução na íntegra e saiba mais.

Em 2017, o Governo do Pará lançou campanha envolvendo de forma direta e indireta toda a estrutura do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Justiça de Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Fundação Pro Paz e Cultura Rede de Comunicação, com o tema “Diversidade. Eu respeito. E você?”.

Acesse a Cartilha da Diversidade e o Folder da Campanha.