Sem categoria

Campus de Vigia realiza Natal Solidário

O Campus XVII da Universidade do Estado Pará (Uepa) realizou o evento Natal Solidário para os alunos da Escola Municipal Neolândia e respectivas famílias durante a manhã do dia 12 de dezembro. A Escola é uma das instituições parceiras da Uepa, um dos espaços onde os alunos do curso de Licenciatura Plena em Música desenvolvem os projetos de extensão.

A mesa de abertura do Natal Solidário foi seguida por duas apresentações feitas pelos alunos de Música da Uepa. Entre as muitas atividades desenvolvidas houve gincanas, contação de histórias, distribuição de cestas básicas — arrecadadas pelos próprios discentes —, presentes e recreações feitas pelos estudantes de Licenciatura Plena em História e Letras – Língua Portuguesa. A presença do papai noel pedagogo animou a manhã das crianças. 

Luís Henrique, aluno do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e papai noel pedagogo, vê com grande importância a realização do evento e diz que é gratificante exercer uma atividade para levar alegria à comunidade que se encontra desamparada. “O Natal Solidário representa muito para as família vigienses que precisam de atenção. Não é assistência, mas atenção”, declarou. E complementou: “É muito gratificante para gente poder fazer parte disso”.

Para  Kátia Melo, professora e coordenadora do Campus, é por meio de atividades como essa que ocorre o processo de democratização e ampliação dos laços entre a universidade e a população. “A nossa satisfação em primeiro lugar é da partilha, da contribuição e também da possibilidade de trazer esses familiares e essas crianças para dentro da universidade. Porque hoje o nosso maior desafio, e, acho que por algum tempo vai ser, é  fazermos com que essa universidade tenha uma conexão mais próxima e menos elitista”. E prosseguiu: “Ganha todo mundo com esse espírito de solidariedade no qual todos podem comungar. Nós em podermos abrir a universidade e mostrarmos o que se faz dentro dela e a comunidade de entender que aqui também é seu espaço”, disse. 

Texto: Wesley Lima/ Ascom CCSE. 

Fotos: Campus XII/ Professora Kátia Melo.