Núcleo de Educação Popular Paulo Freire(NEP)/Cátedra Paulo Freire

O NEP (Núcleo de Educação Popular Paulo Freire) é um núcleo universitário que promove a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na Educação Popular. O núcleo foi fundado em 2002 e teve seu Projeto Pedagógico aprovado pela Resolução nº. 903/03, de 17 de dezembro de 2003, do Conselho Universitário da Universidade do Estado do Pará, estabelecendo como objetivos:
a) a formação contínua de educadores e educandos dos diversos cursos da UEPA e da comunidade local;
b) a reflexão-intervenção sobre o contexto social e educacional;
c) e a integração da Universidade com os diversos segmentos do Estado do Pará, na perspectiva da inclusão social e da pedagogia de Paulo Freire.
Em sua história, o NEP tem investido na experimentação pedagógica, por meio das várias turmas de alfabetização e pós-alfabetização, da criação de materiais didáticos e metodologias educacionais e na realização de pesquisas no campo da educação popular, com publicações de livros, cadernos, artigos, relatórios.
Esforça-se em estar articulado com movimentos sociais, universidades, instituições de pesquisa e iniciativas governamentais na realização de projetos educativos, de pesquisas interdisciplinares e de eventos locais, nacionais e internacionais que contribuam para a melhoria da qualidade da educação brasileira e amazônica.
O NEP é sede do Grupo de Pesquisa Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, coordena a Rede de Educação Inclusiva na Amazônia e a Cátedra Paulo Freire da Amazônia.

A Cátedra Paulo Freire da Amazônia é constituída por universidades, redes públicas de ensino, instituições educacionais, movimentos, organizações sociais e fóruns localizadas em diferentes estados da Amazônia, com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa, formação, intervenção, publicações, eventos, dentre outras, tendo como base o legado de Paulo Freire.
A Cátedra Paulo Freire da Amazônia, coordenada pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire – NEP, da Universidade do Estado do Pará, congrega inicialmente pesquisadores e grupos de pesquisa, educadores, profissionais, militantes que se referenciam pelo legado de Paulo Freire, dos seguintes estados da federação: Pará, Amapá e Amazonas, representados pelas seguintes instituições: UEPA – Universidade do Estado do Pará; UFPA – Universidade Federal do Pará; IFPA – Instituto Federal do Pará; UNIFAP – Universidade Federal do Amapá; UEA – Universidade do Estado do Amazonas; UFAM – Universidade Federal do Amazonas. 
Conta também com a participação de militantes de movimentos sociais da região e professores da educação básica, comprometidos com a luta por um projeto popular de sociedade e educação. 
Coordenadora: Profª Ivanilde Apoluceno de Oliveira & Profª Tânia Regina Lobato dos Santos
Fundação: 2000