PPGED inaugura biblioteca setorial

Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca sonhava em ser docente. E ela não apenas conseguiu realizar este sonho na Universidade do Estado do Pará (Uepa), dentro do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), como foi responsável pela criação e diversas conquistas do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Instituição. Hoje, após seu falecimento, a professora Jesus Fonseca foi eternizada como o nome da Biblioteca Setorizada do PPGED, inaugurada na presença de familiares da professora, membros do Programa e diretoria do Centro.

O filho da professora Jesus, Luiz Eduardo, ajudou a desvelar a placa em homenagem à mãe. “Essa atitude me deixa feliz e honrado. O tributo é merecido, pois ela sempre se dedicou muito a essa profissão, que ela exercia por amor mesmo”, resumiu o rapaz, que seguiu os passos da mãe pela docência e hoje é professor de Educação Física. O biblioteca está localizada nos alto da biblioteca do Campus I e atenderá preferencialmente os alunos do PPGED.
Os professores Martha Genú e José Anchieta representaram a coordenadora do Programa, professora Ivanilde Apoluceno. “Para nós, 2018 vem sendo um ano de reconhecimento para o programa, principalmente com a aprovação do nosso doutorado. Essa biblioteca é o momento de recompensa de anos de luta dos docentes e discentes do Programa”, avaliou Genú. Já o professor Anchieta ainda lembra a primeira biblioteca, que funcionava em uma sala de aula de forma improvisada. “Agora os alunos terão um espaço digno para seus estudos. Todas essas conquistas se devem à professora Jesus”, observou.
A biblioteca foi construída com recursos recebidos da Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep), graças a um projeto redigido e submetido por Jesus e Ivanilde. O acervo desta biblioteca é diferenciado e conta ainda com toda a produção científica do próprio Programa, com volumes dos livros escritos pelos mestrandos e docentes. “Essa é uma conquista para nós e para o Centro em um momento político e econômico bastante complicado”, completou Genú.
O diretor do CCSE, professor Anderson Maia, parabenizou o esforço do PPGED e relembrou a trajetória de luta da professora Jesus. “Tive a satisfação de participar da campanha dela para diretoria do Centro, que foi uma das mais bonitas que já vi. Ela tinha aquele lado humanitário que se completava com um lado muito guerreiro. Não foi reitor nem o diretor, mas os próprios alunos e professores que conquistaram isso. Tenho muito orgulho de ter estado nas trincheiras com ela”, elogiou.
Texto: Fernanda Martins/Ascom CCSE
Fotos: Nailana Thiely