Tutores de Pedagogia Bilíngue recebem capacitação do INES

Os tutores do curso de Pedagogia Bilíngue do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) receberam uma capacitação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) na última sexta-feira, 15. Esta foi a primeira capacitação presencial que os tutores participaram. Anteriormente, ocorreram reuniões por webconferência entre os tutores e os membros do INES.
A capacitação funcionou como um debate entre os tutores da Uepa e o coordenador de Tutoria do INES, o professor Thiago Ribeiro. Durante o encontro, foram apresentadas dúvidas, sugestões, reclamações e opiniões a respeito do curso e do site utilizado pelos tutores e alunos nas aulas. “Quero mostrar para eles formas de fazer uma tutoria no dia a dia de forma mais efetiva, incentivando os alunos a participarem do curso, tudo de forma prática e eficiente”, afirmou Ribeiro.
Para os tutores, a capacitação foi essencial para melhorar o trabalho, tirar dúvidas, e ultrapassar limitações, assim como para que os novos mediadores se familiarizem com a plataforma virtual. Segundo a tutora Silvana Alves, o educador deve acompanhar os alunos e estimulá-los a acessar a plataforma. “Temos que tirar as dúvidas dos alunos. Ver se o material do INES é acessível e como podemos planejar uma aula para ajudá-los, seja a aula presencial ou virtual”, explicou.
A graduação
O curso de Pedagogia Bilíngue começou esse ano e funciona na modalidade de Ensino à Distância (EAD). Atualmente, a graduação tem 13 polos pelo Brasil, um deles a Uepa, que apresenta 22 alunos surdos e oito ouvintes, e dois tutores surdos e onze ouvintes.
Segundo a coordenadora de Pedagogia Bilíngue da Uepa, a professora Maria Joaquina Nogueira, o curso é inovador, e ter a presença do coordenador de Tutoria do INES potencializa o processo ensino-aprendizagem dos alunos surdos e ouvintes. “Hoje falo com muita propriedade que existe a educação à distância tradicional, que é o modelo que não contempla as pessoas com necessidades especiais, e tem a progressista, que seria a inovadora e que é a trabalhada no curso de Pedagogia Bilíngue”, afirmou ela.
Por o curso ser à distância e funcionar a partir de uma plataforma virtual, a Uepa consegue atingir alunos de várias cidades do Pará. “Para o aluno EAD, aula de webconferência é melhor pois quem mora em Moju, Bragança ou em outros municípios pode acessar. Temos alunos de outros lugares também. Então, a gente fazendo essa aula por webconferência, esclarecemos as dúvidas de todos os alunos”, afirmou a tutora Silvana Alves. O tutor Gabriel Lucena, que participou da capacitação, explicou sobre a dinâmica do curso “Mensalmente temos uma ou duas aulas presenciais, mas não é obrigatória. O ambiente virtual é a sala de aula deles“.
Texto: Olivia Varela
Foto: Flora Soutello