Encontro paraense de História inicia amanhã (27)

A Associação Nacional de História (Anpuh) em sua seção Pará, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA) e com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifespa) com o apoio da Anpuh Nacional, promove a partir de amanhã o XI Encontro Regional de História. Este ano o evento traz como tema “A escrita da História: Interfaces entre a historiografia e o ensino de História na Amazônia”, e ocorrerá entre os dias 27 a 29 de junho de 2018 na cidade de Belém. Tanto a Uepa, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), quanto a UFPA sediam o encontro.

O evento pretende ser um momento de reflexão sobre a Amazônia e suas interfaces com o ensino e a pesquisa, ele pretende discutir as interfaces realizadas entre a historiografia da Amazônia e o ensino de História. Haverá ainda debates sobre as perspectivas historiográficas desenvolvidas por historiadores e professores de História sobre a região amazônica. As questões educacionais discutidas no âmbito nacional como a reforma do Ensino Médio e a proposição de uma Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que está em discussão desde o ano de 2015 no congresso nacional, terão neste evento um espaço de discussão, para que os professores de História e alunos de graduação façam uma reflexão sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área do ensino de História em relação ao currículo pensado pelo Ministério da Educação, bem como fazer um debate com a historiografia amazônica produzida em diversas temporalidades históricas.
O encontro traz um espaço de discussão sobre duas áreas específicas do conhecimento histórico, que são: a escrita da História e seu ensino visando promover uma interface diante das possibilidades de pesquisa na região amazônica. Nesse sentido, pretende-se socializar a produção de estudos e práticas acerca das relações entre História e educação, bem como problematizar a escrita da História e a produção historiográfica recente. Levar para o ensino de História da Amazônia questões relacionadas à ciência História e as práticas curriculares é outro de seus objetivos. O evento se propõe a construir mesas redondas para discutir a historiografia amazônica, a escrita da História e a metodologia com pesquisas em fase de desenvolvimento ou de conclusão no âmbito da História. Mais informações pdodem ser encontradas no site www.encontrodaanpuhpara2018.com.
Texto: Divulgação Anpuh