Palestras sobre suicídio marcam programação de Setembro Amarelo

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, conhecido como Setembro Amarelo. O objetivo dessa campanha é chamar a atenção da população para as maneiras de preveni-lo, a partir da disseminação dos tratamentos necessários para a depressão e demais enfermidades mentais. Considerando a importância e relevância do tema, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza neste mês uma série de eventos para o público acadêmico e externo.

A programação teve início no último sábado, 8 de setembro, com o Seminário De Prevenção Ao Suicídio: um olhar interdisciplinar, evento organizado por estudantes do Curso de Enfermagem da Uepa. Destinado à promoção de conhecimentos a respeito da prevenção do suicídio, abordando temas relativos à saúde mental de pessoas em todas as idades e ainda populações vulneráveis, o Seminário contou com a participação de estudantes da graduação, pós-graduação e de cursos técnicos de todas as áreas do conhecimento, profissionais da saúde e da educação. O evento foi realizado no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Campus I da Uepa, em Belém.

Dando continuidade à programação do Setembro Amarelo,  na quarta-feira, 12 de setembro, a partir das 18h, o Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional (CATO) realizou uma roda de conversa dinamizada intitulada Saúde Mental do Acadêmico. O evento contou com a presença da terapeuta ocupacional Samantha Simões e usuários do Centro de Apoio Psicossocial do bairro da Pedreira, o CAPS Renascer, e ocorreu no auditório da Telessaúde, no bloco A do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Campus II da Uepa. O evento é destinado para alunos, professores e servidores da Universidade.

No nordeste paraense, o campus de São Miguel do Guamá, realizou também na quarta-feira, 12 de setembro, II Diálogos da Juventude. Com o tema Depressão e ansiedade no âmbito sócio educacional, o evento foi aberto ao público e teve a presença da psicóloga Adriana Moraes, da docente da Uepa Sara Suliman e de uma representante do CAPS de São Miguel do Guamá.

Já na sexta-feira, 14 de setembro, ocorreu no Auditório do Laboratório de Cirurgia Experimental (LCE), Campus II da Uepa, a palestra Suicídio e o mundo acadêmico, ministrada pelo psicólogo Reno Mendes. O evento foi uma realização do Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS) da Uepa.

Na segunda-feira, 17 de setembro, será realizada no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP) a mesa-redonda Mais do que falar, é necessário escutar: reflexões sobre o suicídio?. O evento será das 9h às 11h e terá como debatedores os integrantes do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Leandro Passarinho e Amanda Brasil, e como mediadora a professora Maria da Penha Farias Bastos, pedagoga do CCPP. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas e haverá emissão de certificado. A mesa-redonda está com as inscrições abertas e é uma realização do CCPP em parceria com o Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Não Formal (CTENF) do Herbário da Uepa.

Finalizando as programações, no dia 20 de setembro, o curso de Enfermagem promove o evento Suicídio: A dor  que precisamos aprender a ver. Uma chamada à prevenção ao suicídio, a partir das 16h nas dependências da Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB). As atividades serão destinadas a alunos, professores e servidores da Universidade.

Na segunda-feira, 24 de setembro, a partir das 17h, acontecerá no auditório da Reitoria da Uepa a roda de conversa Juventude Universitária e Sofrimento Psíquico, ministrada pela psiquiatra, psicanalista e escritora Luciana Brandão Carreira. O evento é gratuito e está sendo promovido pelo Núcleo de Assistência Estudantil da Uepa.

Serviço:

Palestra: Suicídio: A dor  que precisamos aprender a ver. Uma chamada à prevenção ao suicídio

Data: 20/09/2018 (quinta-feira)

Hora: 16h

Local: Escola de Enfermagem Magalhães Barata. Endereço: Av. José Bonifácio, 1289, bairro do Guamá, Belém.

Maiores informações: (91) 3249-4671

Roda de conversa: Juventude Universitária e Sofrimento Psíquico

Data: 24/09/2018 (segunda-feira)

Hora: 17h

Local: Auditório da Reitoria. Endereço: Rua do Una, s/n, bairro do Telégrafo, Belém.

Maiores informações: (91) 3299-2247

Texto: Helaine Cavalcante