Constituição Brasileira é tema do IV Seminário de História

No ano de 2018, a Constituição Brasileira comemora 30 anos e foi o tema escolhido para o IV Seminário de História da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento é organizado pelo curso de Licenciatura em História em parceria com o Centro Acadêmico de História e ocorrerá do dia 28 à 30 de novembro no Auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na Tv. Djalma Dutra, S/N. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online.
O objetivo do evento é promover um debate sobre a população brasileira e sobre a Constituição através do subtema “Cidadania e democracia na Amazônia”, buscando ramificar para eixos temáticos como a memória amazônica, lutas sociais e políticas educacionais com o olhar do historiador. A programação do evento contará mesas redondas, minicursos, simpósios e exposições de banner promovidos por discentes e docentes da Uepa e de outras Instituições de Ensino Superior (IES).
A mesa de abertura discutirá sobre o tema central do evento e contará a participação do Professor Doutor Antônio Maués da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Professor Doutor Jairo Nascimento da Uepa, a mediação será da Professora Mestra Venize Rodrigues, também da Uepa. O evento segue com uma mesa redonda com a temática “Chico Mendes e as Lutas pela Terra na Amazônia” e terá o seu encerramento no dia 30 com uma mesa sobre “Políticas Educacionais para Privados de Liberdade”. Para mais informações, acesse a programação completa no site do evento.
A Constituição do Brasil entrou em vigor no dia 5 de outubro de 1988 e tornou- se o principal símbolo da redemocratização brasileira. Com sua implantação, direitos educacionais foram assegurados como dever do Estado e, dessa forma, o sistema educacional foi ampliado desde o ensino básico até o nível superior nacionalmente. Hoje em dia, a educação escolar consegue alcançar a maior parte da população brasileira, incluindo minorias sociais, como quem não teve acesso ao ensino na idade certa, pessoas com deficiências e populações indígenas e quilombolas.
Serviço:
IV Seminário de História
Data: 28 à 30 de novembro
Horário: A partir das 8h
Local: Auditório Paulo Freire (CCSE)
Endereço: Tv. Djalma Dutra, S/N, Telégrafo
Texto: Olivia Varela