Semana do Acolhimento começa na quarta-feira (27)

Os calouros do Centro de Ciências Sociais (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) terão a oportunidade de conhecer melhor seus cursos, os serviços do Centro e as possibilidades da sua profissão durante a Semana de Acolhimento e Integração, que inicia nesta quarta-feira, 27, no auditório Paulo Freire, do Campus I, e encerra na sexta-feira, 29, com o Trote Solidário 2019. A vasta programação é organizada pela Coordenação de Orientação Pedagógica (Caop), coordenações dos cursos e Centros Acadêmicos.

Anualmente, o CCSE realiza o acolhimento dos calouros após as primeiras listas de repescagem, para oportunizar a participação de todos. O Centro adota o conceito do Trote Solidário, que objetiva integrar calouros e veteranos não somente no espaço da academia, mas em atividades solidárias que atendam a comunidade externa, exercendo assim a função social da Universidade.

“Essa é uma maneira que encontramos de estimular o senso de pertencimento dos nossos alunos. É uma forma de iniciar sua interação com a comunidade e com a comunidade acadêmica, priorizando a formação cidadã e percepção de que eles são, a partir de agora, atores importantes na construção de uma sociedade mais equânime”, resumiu o diretor do CCSE, Anderson Maia.

A programação da Semana inicia na quarta-feira, com uma apresentação musical do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), que trará para os alunos, a partir das 8h, uma sessão de guitarrada e outros ritmos paraenses. Às 9h, a mesa oficial de abertura contará com a presença de autoridades da gestão universitária e do Centro, seguida da palestra “Entrei na universidade: e agora?”, ministrada pela psicologa e docente do Centro, Oneli Gonçalves, que abordará a transição do ensino médio para o superior e suas consequências emocionais na vida do calouro.

Durante a tarde, às 14h30, os calouros terão a exibição do documentário Universidade e Sociedade: democracia e direitos humanos, no cine Olympia. Seguido de um bate-papo sobre o papel da educação na transformação do mundo.

Durante toda a quinta-feira, as coordenações de cursos e Centros Acadêmicos planejaram ações específicas para atender as necessidades de seus calouros. A programação de cada curso será divulgada nas redes sociais do Centro assim que disponibilizadas pelos organizadores.

O evento culmina com a edição 2019 do Trote Solidário. Os cerca de 900 calouros do CCSE foram divididos por curso e realizarão atividades no Abrigo de Idosas São Vicente de Paulo, Escola Estadual de Surdos Astério de Campos e na unidade infantil São José e a entrega dos donativos doados pelos alunos no primeiro dia de aula.

Todos os calouros terão dispensa de sala de aula durante a programação.