Alunos iniciam jornada de debate sobre educação pública

Alunos do Coletivo Juntos e do Centro Acadêmico de Ciências Sociais Marielle Franco da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizam a partir de hoje uma jornada com o tema “Em defesa da educação e dos direitos humanos para a construção de uma nova alternativa”. A atividade se estenderá durante toda a semana a marcará presença em quatro campi de Belém, culminando no dia 4 com um sarau no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).

Os encontros ocorrerão sempre durante a tarde, a partir das 15h. A programação nasceu de um inquietação dos estudantes com os rumos da educação pública em todos os seus níveis dados pelo Governo Federal. “Pensamos em construir o evento por percebermos a necessidade de ampliar o debate sobre a educação e como esta tem grande influência na formação da nossa visão em relação aos grupos vulneráveis como mulheres, negritude, LGBTs”, definiu uma das integrantes da organização, Arielly Jorge.

O Campus III foi selecionado como a primeira parada atendendo aos pedidos de diversos alunos, que sentiram a necessidade deste debate. Além da bandeira a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, o grupo pretende conversar sobre as ameaças às universidades e a implementação da escola sem partido. O respeito ao direito à cotas raciais na Uepa também foi pautado, assim como a preservação da vida e dignidade das mulheres e a liberdade dos LGBTs.

Com o evento, o grupo espera iniciar um movimento para uma universidade mais plural. “Queremos conviver em um espaço em que as pessoas se sintam respeitadas e representadas pelo que veem e fomentar a criação de cotas raciais na Uepa, que é algo que vemos como necessário”, conclui Jorge. A jornada encerra na próxima quinta-feira,4, na Sala de Video Conferência do CCSE, onde haverá ainda um sarau com declamação de poesias, apresentação da banda de Blues Retiro dos Desiludidos e outras apresentações culturais. A organização também receberá doações de material de higiene destinadas à comunidades ainda não definidas.

SERVIÇO:

▪01/04: Campus Educação Física

▪02/04: Campus Enfermagem (Sala de vídeo)

▪03/04: CCNT (Sala 21)

▪04/04: CCSE (Sala de vídeo conferência)

E mais:

🔸Oficina de bonecas pretas