Audiência publica debate criação de clínica escola de autismo

Entidades ligadas ao atendimento da pessoa com transtorno do espectro autista discutem amanhã, 25, às 9h, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), a criação da Clínica-Escola para Autismo. A proposta visa a formação formação profissional nas áreas de educação, saúde, e de serviços públicos em geral, acolhimento à família e atendimento educacional especializado. Entidades de mais de 50 municípios que atuam na área confirmaram presença na sessão. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) trabalha em desenvolver uma Especialização Lato sensu que forme profissionais atentos às necessidades da pessoas com autismo.

A proposta da clínica tem origem na Lei n° 12.764/12, que reconheceu as pessoas com autismo como PCD (Pessoas com Deficiência) com garantias legais de diagnóstico e intervenção precoce com atendimento multidisciplinar, entre outras. Em 2018, o deputado Carlos Bordalo aprovou a Emenda Parlamentar n° 206/18 que destinou R$ 1,5 milhão para apoio a ações de promoção de direitos da pessoa com autismo, enquanto o Ministerio Público do Pará comprovou a carência de serviços voltados para estas pessoas no Estado.

A clínica-escola atuaria na formação profissional nas áreas de educação, saúde, e de serviços públicos em geral; no acolhimento, atendimento e formação à família; no atendimento educacional especializado específico para o autismo com foco no modelo de residência pedagógica e presença de equipe multiprofissional e interdisciplinar, além do suporte especializado e humanizado de assistência social, saúde e cultura para diagnóstico precoce e garantia de políticas públicas.

Especialização– A professora do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, Scheilla Abbud, é integrante do Grupo de Trabalho do Projeto Clínica Escola do Autismo (Cetea) e apresentou à direção do Centro uma proposta para a criação de uma Especialização em nível Lato sensu voltada para a educação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A formação terá ênfase na compreensão pedagógica, ética e jurídica da educação inclusiva, e das estratégias de ensino e aprendizagem adequadas a estes sujeito. O objetivo visado é a prática docente e, por sua vez, o atendimento às especificidades destas pessoas.

A intenção é de ofertar essa especialização primeiramente nos campi fora da capital, tanto para atender à vocação do Centro de expansão da Educação Especial quanto para dar seguimento ao projeto de interiorização da pós-graduação do CCSE.