Projeto Ruas Verdes visa conscientização ambiental

Os alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) estarão amanhã, 24, nas ruas do entorno do Campus I – no bairro do Telégrafo – para realizar uma ação de limpeza, reciclagem e revitalização do perímetro. O evento, intitulado Ruas Verdes, é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (Grupema) e do Coletivo Jovem de Meio Ambiente – PA (CJ-PA), do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), e ocorre a partir das 9h. O Ruas Verdes é aberto à participação da comunidade.

Baseados na percepção da presença de grande acumulação de resíduos sólidos no quadrante educacional composto pelo Campus I da Uepa, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vera Simplício, Escola Estadual de Ensino Médio Magalhães Barata e Escola Tecnológica Magalhães Barata, em Belém, o projeto pretende promover diálogo com a comunidade do entorno, visando chamar atenção e estimular a conscientização quanto à necessidade de preservação do espaço e realizar a revitalização das ruas e calçadas, por meio de oficina de jardinagem, com a restauração dos canteiros presentes em frente ao Campus e o plantio de mudas e sementes, sem comprometer as calçadas onde há circulação de pessoas.

O grupo vai diagnosticar o entorno e realizar a limpeza, em conjunto com equipes da Prefeitura Municipal de Belém. Durante o evento haverá uma ação de ativismo e ocupação de espaços intitulada “Vagas Verdes”, com o objetivo de criar um espaço de convivência entre a universidade, os grupos responsáveis pelo Ruas Verdes e a comunidade, com uma roda de conversa e um piquenique aberto.

A intenção dos organizadores é tornar a ação permanente, realizando acompanhamento periódico junto à comunidade de modo a garantir a constante manutenção do espaço.

O evento será um projeto-piloto e a intenção é expandir a proposta para outras áreas na cidade de Belém. A atividade conta com o apoio do grupo de voluntários do Greenpeace – Belém/PA, do coletivo Engajamundo, do coletivo Canto Vivo, do Centro Acadêmico de Letras “Eneida de Moraes” – Calem/Uepa e do Centro Acadêmico de História – Cahis/Uepa.