Seminário do Gheda explora a Educação na Amazônia Colonial
Inicia amanhã, 4, o IX Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (Gheda). Com inscrições gratuitas, o evento traz o tema “História da educação na Amazônia colonial: instituições e práticas educativas” e apresenta as pesquisas realizadas pelo Gheda acerca da história da educação nesse período ainda pouco investigado. O seminário, que se estende até quarta-feira, 5, ocorre no auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), na travessa Djalma Dutra, s/n.
O evento ocorre anualmente e foi criado para socializar o conhecimento produzido pelo Gheda. Na edição deste ano, as pesquisas tratam sobre congregações religiosas e educação na Amazônia Colonial e o diálogo sobre rituais, cotidianos e sociabilidades neste período histórico. Além disso, o grupo busca, através do seminário, incentivar estudos e pesquisas no campo da história da educação escolar e não escolar na Amazônia e, em especial no Pará, visando contribuir com a escrita dessa história.
As inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico www.gheda.com.br. Alunos de graduação, pós-graduação e demais participantes terão gratuidade na participação no seminário.