CCSE homenageia Eliana Cutrim com novo laboratório de Música

Com 30 anos totalmente dedicados à música, a coordenadora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Eliana Cutrin, se tornou o nome do novo Laboratório de Prática de Conjuntos Artísticos do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). Durante cerimônia de inauguração, a professora se emocionou com a homenagem e a apresentação da Banda da Uepa. O espaço, todo reformado com recursos próprios do Centro, é maior e melhor organizado que o anterior e estará pronto para uso quando os alunos retornarem das férias.

Reconhecida como uma das profissionais mais dedicadas do CCSE, a escolha do nome de Eliana Cutrim para o laboratório foi unânime entre os colegas. “Eu estou aqui desde o começo do curso, há 30 anos, quando a Uepa nem tinha sido criada. É um curso pequeno, mas tudo o que fazemos é com o coração. Nosso crescimento tem sido expressivo ao longo dos anos e eu espero, mesmo depois que me aposentar, continuar fazendo parte de tudo isso. Obrigada a todos por este espaço, que era tão esperado por nós. É um sonho realizado”, disse a coordenadora.

Os familiares da professora acompanharam a inauguração e agradeceram a homenagem feita pelo Centro. “Não me surpreende, pois a Eliana é uma profissional extremamente dedicada ao que faz, à música, à Uepa. Nada mais justo do que esse reconhecimento”, observou a irmã da professora, Tatiana Cutrim. “Eliana tem a Uepa como a família dela, aqui é a casa dela. É tocante ver que todo esse amor dedicado a esta instituição é reconhecido”, avaliou o irmão, Frederico Cutrim.

A assessora pedagógica do curso, Carmem Felicidade, definiu como uma decisão fácil a de aprovar o nome de Eliana para o laboratório. “Foi uma homenagem perfeita. Todos entendem como um reconhecimento à dedicação e disposição dela. O curso hoje está em um novo momento, desde quando ela chegou para administrar. Saímos dos muros da Uepa e a Música está em todo o lugar. Estamos em todos os eventos da Universidade, temos mais parcerias, os eventos acadêmicos estão com outra cara. Ela fez uma revolução”, analisou a professora.

O diretor do Centro, Anderson Maia, destacou a alegria de participar do momento. “Estamos fazendo justiça ao homenagear essa professora que tem um compromisso enorme com este curso e esta Universidade. Era aluno quando a conheci, no NAC, sempre fazendo o máximo. Lembro que ela conseguiu através de uma parceria cerca de 30 pianos, que atenderam a demanda do curso na interiorização e para o CCSE”, recordou ele.

A nova sala fica no mesmo andar do espaço antigo, que não mais comportava o crescimento do curso. Tanto a reforma como o tratamento acústico da sala foram feitos com recursos do Centro. “Fizemos sacrifícios para possibilitar esta sala. Fico muito feliz, como ex-aluno e diretor do Centro entregar um espaço construído com qualidade. Sei cada metro quadrado desta sala, pois acompanhei de perto toda a obra, fiscalizando se ficaria do jeito que queríamos, inclusive com essa janela, com vista para a baía”, ressaltou o diretor, comentando a janela de vidro reforçado, que permite a entrada da luz do pôr-do-sol e a visão do rio Guamá, que deve inspirar os alunos de Música em muitas sessões de prática que virão.