XXIV Semana Acadêmica do CCSE discute o futuro da educação
“Escola, universidade e futuro: agir, reagir e construir um ensino público de qualidade o Brasil” é o tema que move a XXIV Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento inicia amanhã, 4, e reuniu mesas redondas, conferências e palestras que aprofundaram a temática sobre os rumos que a educação no país precisa tomar para que este aspire uma posição de protagonismo mundial. Minicursos e oficinas organizados pelos Centros Acadêmicos também estarão disponíveis, abordando diversos assuntos. A programação é aberta a todos.
“Queremos que todas as ideias e necessidades sejam ouvidas e debatidas, pois nosso Centro trabalha com a formação de professores. Eles enfrentarão essas questões diretamente em seus ambientes de trabalho e devem estar cientes da realidade, dos projetos e noções que vem sendo construídos e, por vezes, impostos à educação brasileira”, avaliou o coordenador da Semana e vice-diretor do CCSE, João Paulo Passos.
A escolha do tema buscou dar continuidade aos debates incitados nas edições anteriores do evento, bem como acrescentar a urgência de se discutir meios de oferecer uma educação pública de qualidade diante de todos os desafios impostos tanto pela redução orçamentária quanto pela onda conservadora e obscurantista que pretende levar para a escola temas religiosos e pessoais – de fora do seu escopo – e, ao mesmo tempo, tirar dela a formação crítica do cidadão.
A programação do evento foi composta de oficinas e minicursos, propostos pelos próprios estudantes, mesas redondas e rodas de conversa pensadas para dar um panorama geral sobre os principais problemas relacionados ao futuro da educação, pública ou privada. O painel de abertura tratou do tema “O ENEM, a reforma do Ensino Médio e suas implicações sobre a educação básica e a educação superior” e ocorreu às 16h, no auditório Paulo Freire, do CCSE.
Texto: Fernanda Martins/ Ascom CCSE
Foto: Nailana Thiely