Curso de Música anuncia pré-lançamento do DVD da Banda da Uepa

O Curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade do Estado do Pará (Uepa) vai comemorar 30 anos de existência com a Semana do Músico 2019, que tem início nesta terça-feira, dia 19 de novembro, no Teatro Margarida Schivasappa. As atividades ocorrem até o dia 21 do mesmo mês, no Campus I da Uepa, no bairro do Telégrafo, em Belém. As inscrições devem ser feitas via site (clique aqui) ou na Coordenação do Curso. O evento debaterá o tema Histórias, Conquistas e Desafios.

O pré-lançamento do DVD da Banda da Uepa será realizado no primeiro dia do evento, às 19h, no Teatro, onde a coordenação disponibilizará os ingressos. Para participar da atividade, os interessados devem levar 2 Kg de alimentos não perecíveis para auxiliar a Creche Cordeirinho de Deus.

As apresentações que ocorrerão na noite de terça-feira serão conduzidas pelo professor Anielson Ferreira e pela professora Jucélia Estumano. O repertório musical que será trabalhado é vasto e está dividido em duas partes. Na primeira, o repertório está composto por Danzon N°2, música de Arturo Marquez e instrumentação de Juan Villodre; Santana a Portrait, de Carlos Santana (1947) e Giancarlo Gazzani; ALL of me, de Gerald Marks (1900 – 1997) e Misael Carvalho; e  Pick Up the peace, de Roger Ball e Victor Lopez. E em seguida, haverá a apresentação de músicas sobre lendas tradicionais, do compositor Waldemar Henrique, pelo Coral Encantos, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA).

Anielson Ferreira, professor e regente da Banda, acredita que o concerto será um grande espetáculo porque envolverá conceitos diversos em sua extensão, tanto de valorização da cultura brasileira com Waldemar Henrique quanto de pluralidade com composições internacionais. Ele revela que durante o feriado de proclamação da República foi realizado um ensaio especial. “Nós vamos ter a participação do Coral Encantos, da Escola de Aplicação da Universidade Federal, por meio de uma parceria interinstitucional. Acredito que tem tudo para ser um grande espetáculo. Vai ser bem surpreendente até mesmo para os próprios músicos”, relatou Ferreira.

A professora Eliana Cutrin, coordenadora do Curso, diz que é importante mostrar com a Semana do Músico, iniciada em 2013, o trabalho científico e artístico dos docentes e discentes. “Hoje nós temos a sétima edição também festejando os 30 anos do curso, simultaneamente. É quase que a coroação desses trinta anos e da continuidade desse projeto”, disse Cutrin.

O credenciamento para os outros dois dias ocorrerá no CCSE e será feito na área de convivência, a partir de 9h, de quarta-feira (20). Após, serão realizadas exposições sobre jogos para aprendizagem musical, banners e apresentação cultural. Serão desenvolvidas também, pela tarde, duas outras atividades acadêmicas, intercaladas por uma atração cultural.

O último dia estará composto por apresentações de diversos projetos, com alunos e convidados, que começarão às 11h e prosseguirão até às 18h.

Texto: Wesley Lima/ Ascom CCSE
Foto: Nailana Thiely/ Ascom Uepa.