V COLÓQUIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS SUL-SUL E XVI SEMINÁRIO DO PPGED/UEPA

V COLÓQUIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS SUL-SUL E XVI SEMINÁRIO DO PPGED/UEPA
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – (PPGED-UEPA), juntamente com a School of Languages & Cultures – The University of Queensland (UQ) e a Rede Mover de Pesquisas – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/CNPq) têm a satisfação de anunciar o IV Colóquio Internacional Diálogos Sul-Sul e o XVI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará a se realizar no período de 20 a 22 de novembro de 2019 no espaço da Fundação Cultural do Pará (Centur) em Belém (PA) Brasil.

Vivemos uma conjuntura mundial em que o discurso colonial está fomentando estratégias sociais, políticas e culturais que minam a coexistência pacífica e colocam em risco a vida em nosso planeta. Os Diálogos Sul-Sul pretendem promover, no contexto da Pan-Amazônia, o encontro e a conversação de lideranças de movimentos populares com intelectuais, artistas e militantes do Sul Global para promover o pensamento critico desde pontos de vistas decoloniais e não-coloniais, que vêm sendo construídos milenarmente pelas culturas ancestrais dos povos originários.

Este objetivo é compartilhado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará em seu XVI seminário anual, uma vez que este PPGEd-UEPA vem promovendo pesquisas em rede sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia.

O primeiro e o segundo encontros de Diálogos Sul-Sul foram promovidos pela University of Queensland (Brisbane, Austrália) em 2015 e 2017. O terceiro encontro se realizou na Universidad Nacional de Tres de Febrero (Buenos Aires, Argentina) em 2018. Neste ano de 2019, os organizadores dos encontros de Diálogos Sul-Sul e os do tradicional Seminário PPGED-UEPA formaram parceria para realizar um único evento, com o tema Saber e Poder, Ser-Sentir e Viver: (Re)existências decoloniais na Pan-Amazônia.

A ORGANIZAÇÃO DO EVENTO
Nesse IV Colóquio Internacional – Diálogos Sul-Sul, em todas as atividades de debates (mesas-redondas, círculos de conversações) e artístico-culturais esperamos contar com a participação de representantes de povos ancestrais e movimentos populares, para conversar sobre os processos de re-existências decoloniais que estamos construindo no mundo e em particular no contexto da Pan-Amazônia.

As Mesas Redondas serão conduzidas por uma pessoa animadora e quatro debatedoras (acadêmicas e lideranças de povos e movimentos sociais). As convidadas serão solicitadas a compartilhar de antemão com os colegas de mesa um artigo. A animadora, com base na análise destes trabalhos, formulará as questões de debate e animará a conversação entre as debatedoras e todos os presentes. Uma equipe de comunicação estará registrando áudio-visualmente os depoimentos e elaborando uma sinopse do debate para compor os anais do evento.

Os Círculos de Conversações serão organizados segundo eixos temáticos. Cada eixo temático será coordenado por ao menos duas pessoas e contará com o apoio de estudantes do PPGED-UEPA para animar todo o processo de interação entre os participantes da conversação. Esta se inicia com a inscrição e aceitação dos trabalhos, continua com a troca de mensagens entre os participantes antes do evento e se consolida com a conversação presencial do evento, bem como a publicação que cada grupo encaminhar de sua produção cooperativa. Sugere-se que cada grupo compartilhe antes do evento os trabalhos completos, a coordenação os agrupe por afinidades temáticas, convide debatedoras para formular e apresentar questões problematizadoras a serem discutidas em cada sessão de conversação. Relatoras serão convidadas para registrar trabalho realizado pelo grupo e apresentar sua sinopse na mesa Conversas de Síntese, no encerramento do Colóquio.

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

1- Coordenação de mesa ou de círculo de conversações: esta tarefa requer que a pessoa responsável interaja ativamente com todas as autoras e expositoras de seu grupo, empenhando-se para receber e avaliar os trabalhos enviados, dar feedback às autoras, compartilhar com todas (até final de outubro de 2019) o conjunto de trabalhos e as questões chaves, animar a interação virtual prévia ao encontro e o debate presencial durante o evento.

2- Autoria de trabalho (para apresentação em círculo de conversação): a proponente deve inscrever-se no prazo e enviar seu trabalho normalizado, interagir com a coordenação e as colegas de grupo antes e durante o evento, bem como encaminhar o trabalho final para publicação.

3- Relatoria dos debates presenciais: as responsáveis assumem a tarefa de registrar áudio-visualmente e em diário de campo os debates realizados durante as mesas e os círculos de conversações, bem como elaborar uma sinopse para apresentação na mesa de encerramento e para a publicação nos Anais.

4- Interlocução: qualquer pessoa pode inscrever-se no prazo, sem enviar trabalho escrito, para participar e interagir em todas as atividades de seu interesse durante o evento.

5- Organização: a participação na organização do evento implica no exercício de funções nas diferentes grupos de trabalho: Coordenação Geral, Secretaria, Comissões Científica,Artístico-cultural,de Infraestrutura, de Comunicação e Informação,de Acessibilidade e de Receptivo.

6- Parceria institucional: toda instituição que apoiar e financiar a participação ativa de seus filiados ou de representantes de movimentos populares nas diferentes modalidades e atividades do evento será reconhecida como Parceira na realização do Evento, mediante a publicação de seu logo institucional na página oficial do evento e certificado correspondente.

EIXOS DOS CÍRCULOS DE CONVERSAÇÕES
Decolonializar o Saber
Decolonializar o Poder
Decolonializar o Ser
Decolonializar o Sentir
Decolonializar o Viver
Decolonizar o gênero, raça e classe
Decolonizar as poéticas e memórias
As propostas de trabalhos (artigo, ensaio ou relato de experiência) serão inscritas mediante o preenchimento do formulário e da submissão do resumo do trabalho. Após a avaliação do Comitê Científico, as coordenações de cada Círculo de Conversações, publicará os resumos de todos os participantes do círculo de conversações, de modo que possam já iniciar suas interações em preparação às sessões presenciais.

Prazo para submissão de Resumo: 25/07 a 15/09/2019

Prazo para inscrição no evento: 25/07 a 17/11/2019

Confirmação do aceite: 09 a 20/09/2019

Prazo para envio do trabalho completo: até 21/10/2019

Participação presencial: 20 a 22/11/2019
Saiba mais! Clique Aqui!

Pin It on Pinterest