SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO GCEM-2020

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO GCEM-2020

O ensino de matemática por meio de atividades

Apresentação

O ensino de tem matemática vem sofrendo criticas desde muitos anos atrás. Essas críticas tem origens diferentes. Algumas vem dos responsáveis, outras dos estudantes e outras dos gestores e pesquisadores em educação.

            Entre as críticas dirigidas ao ensino de matemática está a forma como a disciplina é tralhada pedagogicamente em sala de aula. Segundo os estudantes o ensino é caracterizado pela sequencia definição, exemplos, propriedades e questões para serem resolvidas. Esta sequencia é considerada pelos pesquisadores em Ensino/Educação Matemática como não sendo a mais adequada para obter o interesse da maioria dos estudantes da Educação Básica.  

            Em virtude do acumulo de resultados de pesquisas sobre o ensino de matemática na Educação Básica por meio de atividades de ensino e do compromisso do Grupo de Pesquisa em Cognição e Educação Matemática (GCEM) em socializar resultados obtidos em seus estudos de tal forma que cheguem as salas de aula de turmas da Educação Básica temos a grata satisfação de anunciar a realização do Seminário de Formação de Professores do GCEM 2020(SFPGCEM-2020), em parceria com Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PMPEM), Curso de Licenciatura em Matemática e Departamento de Matemática Estatística e Informática da UEPA, no período de 7 a 9 de janeiro de 2020 nas dependências  do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará.

            Durante este período serão oferecidos minicursos e palestras relacionadas com o ensino de matemática na Educação Básica. Os minicursos serão ministrados por professores de matemática da Educação Básica que tiveram a oportunidade de em suas pesquisas de Mestrado vivenciar e avaliar o ensino de matemática por meio de um caminho metodológico distinto do caminho em escolas públicas de diversos municípios do nosso Estado.   

            O SFPGCEM-2020 tem como público alvo os professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.    

            Para se inscrever no SFPGCEM-2020 o professor de matemática da rede pública deve acessar aqui: Formulário de Inscrição de Participantes

            Os participantes do SFPGCEM-2020 receberão, por meu eletrônico, um certificado de cada minicurso e palestra que assistir.      

Esperamos que as atividades oferecidas durante o SFPGCEM-2020 venham ser úteis ao trabalho dos docentes de matemática e venham a favorecer o aprendizado de matemática dos seus estudantes.    

Programação geral

Data

Horário

Atividade

Local

07/01/2020

8-9h

Abertura

Sala de recitais

9-10

Palestra

Sala de recitais

10-13h

Minicursos

Sala de aula do bloco VI

14-15h

Palestra

Sala de recitais

15-18h

Minicursos

Sala de aula do bloco VI

08/01/2020

8-9h

Palestra

Sala de recitais

9-12h

Minicursos

Sala de aula do bloco VI

14-15h

Palestra

Sala de recitais

15-18h

Minicursos

Sala de aula do bloco VI

09/01/2020

8-9h

Palestra

Sala de recitais

9-12h

Minicursos

Sala de aula do bloco VI

14-15h

Palestra

Sala de recitais

15-18h

Minicursos

Sala de aula do bloco VI

18-19h

Encerramento

Sala de recitais

 

Pin It on Pinterest