Linhas de Pesquisas

O Programa possui duas Linhas de Pesquisa: (1) Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e (2) Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Cada Linha de Pesquisa do Programa possui uma coordenação específica eleita pelos seus pares e que desenvolve ações colegiadas com docentes, discentes e Coordenação Geral do Programa.

LINHA DE PESQUISA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
Realiza estudos e pesquisas no campo da formação inicial e continuada de professores e, especificamente, no contexto amazônico, bem como de práticas pedagógicas no ambiente da educação básica e superior, na busca de aprofundamento teórico-metodológico de políticas, saberes e práticas que contribuam para a construção de projetos alternativos à formação e ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras infantil na Amazônia.

OBJETIVOS

    • Realizar pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores e sobre práticas pedagógicas no âmbito da educação básica e superior;
    • Apoiar atividades que visem o fortalecimento da formação de professores no âmbito do estado e dos municípios;
    • Contribuir para a discussão de políticas de formação de professores no âmbito nacional e local.

EIXOS TEMÁTICOS

A. Formação de Professores e Práticas Educativas
Estuda as políticas de Formação de Professores, o desenvolvimento profissional e a identidade docente; Estuda teorias e práticas relativas à Educação Especial e a Educação Popular; Estuda a organização, os processos de aprendizagem e as práticas pedagógicas na Educação Básica e na Educação Superior.

B. Formação de Professores, Teorias e Práticas Pedagógicas Inovadoras.
Estuda Formação de Professores, teorias e práticas pedagógicas inovadoras no âmbito da Educação Básica e da Educação Superior, bem como os impactos sociais, com foco na Educação Matemática e na Educação Física.

Participam os professores: Prof.ª Dr. Ana Paula Cunha dos Santos Fernandes, Prof. Dr. Fábio José da Costa Alves, Prof. Dr. Francisco Willams Campos Lima, Prof.ª Dr. Lucélia de Moraes Braga Bassalo, Prof.ª Dr. Marta Genú Soares, Prof.ª Dr. Rosineide de Souza Jucá, Prof. Dr. Pedro Franco de Sá e Prof.ª Dr. Tânia Regina Lobato dos Santos

 

LINHA DE PESQUISA:  SABERES CULTURAIS E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA. Investiga temas educacionais relacionados ao contexto cultural brasileiro e amazônico, refletindo sobre saberes, representações, imaginários, conhecimentos e poder inerentes às práticas socioculturais e educativas, objetiva contribuir para a construção de práticas sociais e educacionais inovadoras. É constituída por 09 doutores. Destaca-se que a Linha, dada a sua natureza, favorece a integração das diferentes áreas de conhecimento (educação, filosofia, sociologia, letras, educação física, psicologia, entre outras) e o desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar, possibilitando, também, integração dos docentes em projetos comuns de pesquisa.

EIXOS TEMÁTICOS

A. História da Educação na Amazônia.

Estuda a história das instituições educativas, dos intelectuais, das disciplinas, dos impressos pedagógicos, da educação profissional e secundária, bem como a história de processos e práticas de sociabilidades em espaços não escolares na Amazônia.

B. Saberes, cultura e educação inclusiva na Amazônia.

Realiza estudos sobre saberes em diferentes contextos culturais e educacionais da Amazônia, envolvendo comunidades da educação do campo: ribeirinhas, quilombolas, indígenas, entre outros; da educação popular, como jovens, adultos e idosos, da educação especial, pessoas com deficiência e crianças em sua dimensão lúdica e cultural, visando debater políticas e práticas de inclusão social e educacional.

C. Linguagem, poética e educação na Amazônia.

Pesquisa diferentes linguagens, no campo linguístico e literário, na Amazônia, a partir de temas ligados à formação do leitor, produção, leitura e recepção poética, na sua forma escrita ou oral, letramento e multiletramento, em práticas escolares e não escolares. Entende-se que o estudo de texto assenta-se em produções de escritores-narradores da literatura brasileira de expressão amazônica, oriundos da letra e da voz, e em produções advindas de outras fontes que compreendem a diversidade de produção das comunidades da região.

Participam os Professores: Prof.ª Dr. Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Prof. Dr, José Anchieta de Oliveira Bentes, Prof. Dr. João Colares da Mota Neto, Prof.ª Dr. Josebel Akel Fares, Prof. Dr. Sérgio Roberto Moraes Corrêa, Prof.ª Dr. Maria Betânia Barbosa Albuquerque, Prof.ª Dr. Mª do Perpétuo Socorro Avelino de França, Prof.ª Dr. Nazaré Cristina Carvalho, Prof.ª Dr. Mª do Perpétuo Socorro Cardoso da Silva.

 

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