Organização Curricular Doutorado

1. Currículo Doutorado

O currículo do doutorado está articulado ao currículo do mestrado, o que possibilita ao doutorando, que cursou o mestrado na UEPA, solicitar créditos o equivalente ao máximo de 18 créditos. A equivalência de horas aula/crédito é o correspondente a 20h/01 CR. Apresenta um total de 46 créditos, sendo 15 créditos disciplinas de fundamentação teórico-metodológica e 31 créditos para disciplinas específicas da linha, conforme descrito a seguir.

2. Disciplinas de fundamentação teórico-metodológica – 15 CR

Epistemologia e Educação I – 03 CR

Epistemologia e Educação II – 03 CR

Pesquisa em Educação – 03 CR

Seminário de Pesquisa – 03 CR

Teoria Social e Educação – 03 CR

3. Disciplinas Específicas da Linha- 09 CR

Cultura, saberes e imaginários na educação amazônica 03 CR

Seminário Temático de Linha – 01 CR

Estudos metodológico-instrumentais da Linha – 03 CR

Seminário de Qualificação de projetos de teses da Linha– 01 CR

Estudos Programados da Linha – 01 CR

4. Disciplinas Eletivas da Linha: 06 CR

Disciplina Eletiva I– 03 CR

Disciplina Eletiva II – 03 CR

5. Disciplinas Eletivas ofertadas:

Seminário Temático de história cultural e educação – 03 CR

História da Educação na Amazônia – 03 CR

Educação e política cultural – 03 CR

Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: políticas e fundamentos Teórico-Metodológicos- 03CR

Perspectiva sócio-histórica e cultural da Educação – 03 CR

Fundamentos da educação matemática – 03 CR

Saberes, cultura e identidade docente– 03 CR

6.Disciplinas de orientação de Tese:08

Orientação de Tese I – 01 CR

Orientação de Tese II – 01 CR

Orientação de Tese III – 01 CR

Orientação de Tese IV – 01 CR

Orientação de Tese V – 01 CR

Orientação de Tese VI – 01 CR

Orientação de Tese VII – 01 CR

Orientação de Tese VIII – 01 CR

7. Créditos de elaboração de Tese: 08

Elaboração de Tese I – 02 CR

Elaboração de Tese II – 02 CR

Elaboração de Tese III – 02 CR

Elaboração de Tese IV– 02 CR

Na primeira seleção foram ofertadas 10 vagas

 8. Descrição sintética do esquema de oferta do curso

8.1. ANO I – 1º SEMESTRE (07 CR)

Epistemologia e Educação I – 03 CR

Pesquisa em Educação – 03 CR

Orientação de Tese I – 01 CR

8.2. ANO I2º SEMESTRE (07 CR)

Epistemologia e Educação II – 03 CR

Seminário de Pesquisa – 03 CR

Orientação de Tese II – 01 CR

8.3. ANO II – 1º SEMESTRE (07 CR)

Disciplina obrigatória de linha – 03 CR

Estudos metodológico-instrumentais da Linha – 03 CR

Orientação de Tese III – 01 CR

Proficiência Língua Estrangeira

8.4. ANO II – 2º SEMESTRE (09 CR)

Disciplina Eletiva I da Linha– 03 CR

Teoria Social e Educação – 03 CR

Seminário de Qualificação de projetos de teses da Linha – 01 CR

Orientação de Tese IV – 01 CR

Elaboração de Tese I – 01CR

Proficiência Língua Estrangeira

Qualificação da Tese

8.5. ANO III – 1º SEMESTRE (05 CR)

Disciplina Eletiva II da Linha – 03 CR

Seminário Temático de Linha – 01 CR

Elaboração de Tese I – 01 CR

8.6. ANO III – 2º SEMESTRE (04 CR)

Estudos Programados da Linha – 01 CR

Orientação de Tese VI – 01 CR

Elaboração de Tese II – 02 CR

8.7. ANO IV – 1º SEMESTRE (03 CR)

Orientação de Tese VII – 01 CR

Elaboração de Tese III – 02 CR

8.8. ANO IV – 2º SEMESTRE (03 CR)

Orientação de Tese VIII – 01 CR

Elaboração de Tese IV– 02 CR

Defesa da Tese

O título de Doutor em Educação será conferido ao doutorando que cumprir os 46 créditos de seu plano de estudos; for aprovado no exame de qualificação do projeto de tese; for aprovado no exame de proficiência de duas línguas estrangeiras, sendo uma das línguas a inglesa, e for aprovado na arguição pública da tese.

 9. Oferta e demanda de vagas

O Programa de Pós-Graduação em Educação em nível de mestrado ofertou no processo seletivo de 2018, 30 vagas, sendo 26 públicas, 02 institucionais e 02 para PcD. E apresenta uma demanda significativa, sempre crescente. No ano de 2018 foram 1.972 pessoas inscritas no processo seletivo e aprovados/classificados 31 dos candidatos, todos com vagas públicas.

O Processo seletivo do mestrado seguiu o estabelecido no Projeto enviado a CAPES, sendo coordenado por uma Comissão Executora constituída e aprovada pelos docentes das duas Linhas de Pesquisa do Programa e desenvolvido por uma Comissão de Avaliação composta por todos os docentes do Programa. As inscrições dos candidatos ao Processo Seletivo são norteadas pelas Linhas de Pesquisas do Programa e Áreas temáticas de interesse dos docentes.

O processo seletivo constou de quatro fases, sendo sete (7) a nota mínima de aprovação em cada fase, numa escala de 0 (zero) a 10 (dez). A primeira fase, de caráter eliminatório, constou de uma Prova Escrita sobre temas referentes à Educação e à linha de pesquisa escolhida pelo candidato. A relação bibliográfica para a Prova Escrita foi disponibilizada na Secretaria do Programa e em endereço eletrônico da Universidade. Somente os candidatos aprovados na primeira fase participaram da segunda. Esta, também de caráter eliminatório, constou da análise da proposta de pesquisa pela Comissão de Avaliação, que considerou a compatibilidade com as Linhas de Pesquisa do Programa, a fundamentação teórico-metodológica e as normas da ABNT, entre outros critérios. A terceira fase, de caráter eliminatório, constou de Entrevistas em grupo de até cinco (5) candidatos, com membros da Comissão de Avaliação, composta por professores do Programa. A Entrevista abordou assuntos referentes ao projeto de pesquisa e ao interesse pelo mestrado. A quarta fase, de caráter classificatório, constou da análise do Curriculum Vitae do candidato. Nesta fase, também, se conferiu a documentação dos candidatos. O resultado final do processo de seleção foi divulgado por ordem de classificação. O processo de inscrição se deu com o apoio do Setor de Processamento de Dados da UEPA (SPD-UEPA).

Desde 2015 que a entrada dos mestrandos vem sendo realizada no início do primeiro semestre.

O doutorado oferta a sua primeira turma no ano de 2019, com 10 vagas. No processo seletivo realizado em 2018, a demanda foi de 165 candidatos.

O fato de termos cada ano um crescimento no número de inscritos no processo seletivo evidencia não apenas uma demanda de formação docente no Estado em nível da Pós-Graduação, como também o reconhecimento pelos diferentes segmentos sociais do trabalho educacional que os professores do Programa em Educação da UEPA vêm realizando na pós-graduação no estado do Pará.

 

 

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