Seminário de Cognição e Educação Matemática

O Grupo de Pesquisa, Cognição e Educação Matemática do Departamento de Matemática, Estatística e Informática, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação-Mestrado do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), realizará nos dias 04, 05 e 06 de outubro de 2016 o Seminário de Cognição e Educação Matemática de 2016, que tem como tema: "Educação Matemática: debates atuais em pesquisa e ensino". Esta é a 7ª. edição do SCEM, e cada ano o seminário tem crescido e se tornou um espaço aberto à socialização de pesquisas do grupo de Estudo de Cognição e Educação Matemática (UEPA), do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (UEPA), assim como, de outros grupos e de outras Instituições.

O seminário tem como principal objetivo difundir as pesquisas realizadas na área de Educação matemática do Estado do Pará

 

Para se inscrever como Participante e para Apresentar Trabalhos, preencha corretamente todos os dados da Ficha de Inscrição. Para Trabalhos baixe a Template acima e cole seu trabalho conforme a formatação, salve o arquivo em doc e nomeie com o CPF do 1 autor, faça o upload do arquivo na ficha de inscrição e envie.

ATENÇÃO!

1. Baixar seu Certificado.

 

 

 

dez 07

IX SEMANA ACADÊMICA UEPA/MOJU

IX SEMANA ACADÊMICA UEPA/MOJU

A Semana Acadêmica da NURBART/MOJU tem como objetivo principal fomentar discussões entre acadêmicos dos cursos de Letras, Pedagogia, Matemática e Ciências Naturais sobre o tema-Currículo e Contexto Multicultural com enfoque na influência de ambos para a formação docente e suas implicações no cotidiano escolar. Desse modo, este evento visa também contribuir com a formação acadêmica dos discentes, incentivando os mesmos à produção e divulgação científica, e ainda, promovendo momentos de socialização de trabalhos acadêmicos entre pesquisadores, docentes e discentes de diferentes áreas de atuação acadêmica.

CRONOGRAMA DA SEMANA ACADÊMICA

. INSCRIÇÕES

O evento disponibiliza para os participantes, duas modalidades de inscrições que são:  participante ouvinte, participante ouvinte com apresentação de pesquisas.

2.1 Inscrições para ouvintes

Os participantes que optarem por essa modalidade de inscrição devem preencher até o dia 24/10/2016, ficha de inscrição disponível na secretaria acadêmica do campus XIV- Moju.

2.2 Inscrições com apresentação de trabalhos científicos

Os participantes que optarem por essa modalidade de inscrição- trabalhos científicos- devem preencher ficha de inscrição disponível na secretaria acadêmica do campus XIV- Moju e enviar resumo cientifico/ relatos de experiência/ artigo para o e-mail: semananubart@gmail.com

Cada participante poderá enviar até dois (02) trabalhos para submissão no evento, desde que sejam em categorias diferentes. Os trabalhos aprovados serão publicados no livro de Anais da IX Semana Acadêmica Uepa/Moju.

A taxa de inscrição para participação no evento será de R$ 10,00 (dez reais) para participante com apresentação de trabalho e de R$ 15,00 (quinze reais) para participante sem apresentação de trabalho.

3. A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

As sessões de apresentação dos trabalhos científicos ocorrerão em sala de aula, com data e local divulgados no quadro de avisos da universidade. Cada sessão terá um responsável pela coordenação dos trabalhos.

A comissão organizadora disponibilizará no dia do evento aparelho de data show para uso nas apresentações dos trabalhos. Quaisquer outros equipamentos necessários à apresentação dos trabalhos científicos deverão ser providenciados pelo autor do trabalho.

Cada apresentação deve durar entre 10 (dez) a 15 (quinze) minutos, com espaço para comentários e contribuições ao final, após todas as apresentações.

As cartas de aceite dos trabalhos aprovados serão enviadas para o email do autor.

Será enviado 01 (um) certificado no nome do apresentador oficial do trabalho, constando os nomes dos demais autores e o título do trabalho.

4. DIRETRIZES PARA AUTORES

4.1 Normas para apresentação de trabalhos- Artigo

Os artigos originais, submetidos à avaliação devem ser digitados em papel A4, fonte Times New Roman, no corpo de texto 12, com espaçamento entre linhas de 1,5, alinhamento justificado, margem superior de 2 cm, margem inferior de 2 cm, e margens esquerda e direita de 2,5cm; recuo de 2 cm no início do parágrafo. O texto deverá ser digitado no formato Word for Windows. Os artigos devem ter no máximo 19 laudas.

4.2 Título do artigo

O título deve aparecer no topo da página, em letras maiúsculas (CAIXA ALTA), deve estar centralizado, fonte de tamanho 14, espaçamento simples, e negritado. Duas linhas abaixo deve ser apresentada a tradução do título, em outra língua (inglês, espanhol, etc.), conforme a mesma formatação do título original.

 4.3 Autor (es)

Duas linhas abaixo do título (com espaço em branco de 1,5) deve ser informado o nome do(s) autor (es) por extenso, sem abreviaturas. No caso de mais de um autor, colocá-lo em linha diferente (logo abaixo), seguindo ordem alfabética. Os nomes devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, alinhado(s) à direita.

4.4 Resumo do artigo

Após o(s) nome(s) do(s) autor (es), deve-se escrever a palavra Resumo, fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. Deve-se iniciar o conteúdo em seguida, utilizando o mínimo de três (03) e o máximo de oito (08) linhas, em estrutura de parágrafo único, sem recuo na primeira linha. O espaçamento deverá ser simples de entrelinha e justificado, em tamanho de fonte 12.

4.5 Palavras-chave

Deve ser inserida após o resumo com espaçamento de uma linha, escrever Palavras-chave, em fonte 12, negrito, alinhado à esquerda. Em seguida, listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) Palavras-chave que identifiquem a área do artigo e sintetizem sua temática. As palavras-chave iniciar-se-ão com letras maiúsculas e serão separadas por ponto.

4.6 Resumo e palavras-chave em outro idioma

Após o Resumo e as palavras-chave (em idioma de origem), utilizar a tradução dos mesmos para outro idioma (espanhol, inglês, etc.), com formatação igual à do Resumo (item 3.3 destas normas) e das palavras-chave (item 3.4 destas normas).

4.7 Corpo de texto do artigo

O texto deve ser escrito usando fonte tamanho 12. O espaçamento entrelinha deve ser de 1,5. O alinhamento do texto deve ser justificado e a primeira linha do parágrafo deve ter recuo de 1,5 cm.

4.8 Exemplos de referencias

Ao final do artigo as Referências, alinhadas à esquerda, devem conter exclusivamente os autores citados no trabalho e ser apresentadas em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT (NBR 6023/2002). Matérias que não contenham as referências ou que as apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação. Exemplos da aplicação das normas da ABNT encontram-se ao final destas Normas.

4.9 Alterações

Caso seja necessário alterações, o artigo será enviado ao congressista para as devidas correções. Se estas não forem realizadas, o artigo não será aceito para apresentação.

5.0 Normas para apresentação de trabalhos- Resumo científico.

5.1 Resumo científico

Resumo composto de 200 a 300 palavras. Deve ser colocado após o(s) nome(s) do(s) autor(es), deve-se escrever a palavra Resumo, fonte tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. Deve-se iniciar o conteúdo em seguida, utilizando o mínimo de três (03) e o máximo de oito (08) linhas, em estrutura de parágrafo único, sem recuo na primeira linha. O espaçamento deverá ser simples de entrelinha e justificado, em tamanho de fonte 12.

5.2 Palavras-chave

Deve ser inserido, após o resumo, na linha seguinte, escrever palavras-chave, em fonte 12, negrito, alinhado à esquerda. Em seguida, listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) Palavras-chave que identifiquem a área do artigo e sintetizem sua temática. As palavras-chave iniciar-se-ão com letras maiúsculas e serão separadas por ponto.

5.3 Alterações

Caso sejam necessárias alterações, o resumo científico será enviado ao congressista para as devidas correções. Se estas não forem realizadas, o resumo científico não será aceito para apresentação. O uso de tabelas, gráficos, figuras e referências no resumo científico inviabilizarão a aprovação do mesmo no evento.

6.0 Relatos de experiência

O relato de experiência trata-se do informe de experiências vivenciadas ou atividades práticas contendo tanto impressões críticas que sejam importantes de serem compartilhadas. Deve-se apresentar rapidamente o problema, em seguida as metodologias utilizadas e por fim, o relato da experiência, de modo impessoal, informando o público-alvo e demais dados que venham mostrar ao leitor a pertinência do relato, destacando possíveis questionamentos, soluções e intervenções.
Autor Publicado em 3 de outubro de 20163 de outubro de 2016Categorias Sem categoria       

dez 07

II Seminário de História

II Seminário de História
O profissional de história é responsável por estudar os acontecimentos que antecederam a atualidade, referentes a economia, sociedade, cultura, ideias, cotidiano, entre outros aspectos que colaboraram para formar a nossa sociedade de hoje. Com suas pesquisas e interpretações em materiais como manuscritos, gravações, relatos, imagens, peças e impressos, traz fatos relevantes à memória das atuais gerações e os arquiva de acordo com o seu período e importância para a história.
“A História é a ciência do homem no tempo”
A História é inerente ao humano, onde há seres humanos tem História. Quando se quer saber por que revoluções acontecem, ou porque as pessoas e as sociedades se transformam, a História contribui para tais compreensões. Quem quer se dedicar a estudar a História está se permitindo a compreender melhor a realidade na qual se insere, desnudando os mecanismos que permitem a convivência, a exploração, às sociabilidades, as negociações ou os conflitos que permeiam o cotidiano dos povos em suas relações culturais, políticas, econômicas, sociais, nas tradições, valores e ideias.
Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) receberá o II Seminário de História, que este ano traz o tema História, Memória e diversidades na Amazônia. A programação ocorrerá no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo.
Inscrição
Gratuita e Online.
Inscrição para Pôsteres
As inscrições dos trabalhos são gratuitas e podem ser feitas por estudantes e docentes da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e demais instituições de Ensino até 20/10/2016, pelo link <http://iiseminariohistoriauepa.blogspot.com.br/p/blog-page_5.html>.
Divulgação do aceite do trabalho: 24/10/2016 por meio blog do evento.Os interessados poderão participar da seção de Pôsteres, com temáticas do evento e afins, seguindo a seguinte norma:
I. Envio da proposta de Pôster para o blog do evento contendo, contendo os seguintes elementos:
• Título do Trabalho;
• Autores (no máximo 3).
• O resumo deve ter no máximo 3.000 caracteres (inclui espaços), além de três palavras-chave.

II. Se selecionado, o Pôster deverá seguir a seguinte formatação para apresentação:
• Tamanho: 120 cm (altura) x 90 cm (largura)
• Logotipo da Instituição vinculada
• O Titulo e os autores do trabalho;

Na descrição do Pôster deve conter:
• Introdução,
• Metodologia
• Figuras, fotos, tabelas
• Resultados obtidos;
• Conclusão
• Referencias bibliográficas.
• As informações devem ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas.
Autor Publicado em 5 de outubro de 201624 de outubro de 2016Categorias Sem categoria   

dez 07

I Seminário Internacional sobre Cidades, Territorialidades e Sustentabilidade na Pan-Amazônia

I Seminário Internacional sobre Cidades, Territorialidades e Sustentabilidade na Pan-Amazônia

A Comissão Organizadora do I Seminário Internacional sobre Cidades, Territorialidades e Sustentabilidade na Pan Amazônia, informa que será realizado em Belém do Pará, sito à Travessa Magno de Araújo, 474 (Telégrafo), entre os dias 08, 09 e 10 de novembro de 2016.

Este evento estará recebendo a sociedade paraense para compartilhar deste importante debate. Informamos também que estaremos aceitando banners e artigos para apresentação na forma oral e posterior publicação nos anais e/ou livros relativos ao evento, em formato digital e/ou físico.

O seminário aceitará propostas de trabalhos selecionados (em português, inglês ou espanhol) de pesquisadores estudantes de graduação, pós-graduação, professores e demais profissionais de diversas áreas, para discussão nos Grupos de Trabalhos.

Visite o sítio do evento http://www.sicauepa.com e conheça mais!

Autor Publicado em 24 de outubro de 2016Categorias Sem categoria  

dez 01

XI EXECUTIVE

XI Executive – Empreender: a atitude do momento!

O EXECUTIVE é uma atividade de extensão realizada anualmente pelo curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue da UEPA. Na sua 11ª edição, traz como tema ‘EMPREENDER: A ATITUDE DO MOMENTO’.

O objetivo da organização é difundir o conhecimento sobre empreendedorismo, mostrar que muito mais que abrir ou ser dono do próprio negócio, empreender é um comportamento, que pode ser empregado na sua comunidade, no seu trabalho, na sua empresa, na sua universidade.

Ficou curioso? Veja abaixo nossa programação!

09 de novembro de 2016 (quarta-feira)
14 às 17h – Credenciamento
17h30 às 18h – Cerimônia de Abertura
18h às19h30 – TALK SHOW: Empreendedorismo Jovem: a nova geração na busca da inovação [Equipe do “É possível” – CONJOVE]

10 de novembro de 2016 (quinta-feira)
9h às 10h – PALESTRA: Inovação e Competitividade no Empreendedorismo [Paul Marcel/VINDI]
10h às 11h – PALESTRA: Sensibilização do Desafio Universitário Empreendedor [Renato Coelho/SEBRAE]
11h às 12h – PALESTRA: Empreendedorismo em Dois Tempos [Isabelle Eleres/SEBRAE]
12h às 14h – Intervalo para Almoço
14h às 15h – ESTUDO DE CASO: Empreendedorismo Feminino: caso Nayah [Luciana Centeno]
15h às 16h – ESTUDO DE CASO: Empreendedorismo e cultura: caso Vem Pará Rua [Maria Almeida]
16h às 19h – OFICINAS SIMULTÂNEAS:
– Planejamento Estratégico com Canvas [Renato Coelho/SEBRAE]
– Desenvolvendo Sua Ideia com Google Design Sprint [Felipe Araújo]

11 de novembro de 2016 (sexta-feira)
9h às 10h30 – MESA REDONDA: Empreendedorismo Social: investindo na responsabilidade social [Kamila Brito/Barco Hacker; Luana Amorim/Rotaract e Érica Rodrigues/Enactus UFPA]
10h30 às 11h30 – PALESTRA: Empreendendo com Propósito [Denys Marta]
11h30 às 12h30 – PALESTRA: Validação e Proteção de Ideias [Leila Furtado]
12h30 às 14h – Intervalo para Almoço
14h às 17h – MINICURSOS SIMULTÂNEOS:
– Pitch: Como atrair os investidores para o seu negócio? [Lucas Sales]
– Como montar uma Equipe Eficiente [Helen Gonçalves]
– Empreendedorismo no Mundo Digital [Diego Santos/VINDI]
17h às18h – PALESTRA: O Marketing de Relacionamento como Estratégia de Diferencial Competitivo para o Empreendedor [Caio Fanha]
18h às 19h – Encerramento

Certificado com carga horária de 20h.
Te esperamos lá!

Para mais informações, segue lá! 😉
Instagram/Twitter: @executiveuepa