Novo Post

Calouros deixam sua marca no CCSE em Trote Solidário

O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) ganhou novas cores e paisagens hoje pelas mãos de seus calouros.

Este ano, o Trote Solidário teve como tema “CCSE, meu Centro, eu respeito e eu cuido!” e buscou incentivar nos novos estudantes o apreço pelas dependências da Instituição, que será sua segunda casa pelos próximos anos.

Além de pinturas nos muros e criação de um jardim, os calouros fizeram ações de combate aos focos do Aedes aegypti. A chuva deu uma trégua e o sol veio receber os calouros no dia do seu trote.

O clima aberto facilitou os trabalhos e desde cedo os estudantes, literalmente, pegaram no cabo da enxada para preparar o campus para o ano letivo.

Concentrado no lixamento de pallets que integrarão uma hortinha popular, o calouro de matemática Matheus Martins, de 17 anos, viu na ação uma boa oportunidade para interagir com os colegas. “Eu nunca tinha visto algo do tipo.

É trabalhoso, mas fica divertido, a gente aproveita para se conhecer mais, tanto os outros calouros quanto os veteranos”, disse o rapaz.

O colega de turma, Walter Brandão, de 28 anos, também aprovou a iniciativa.

“A gente ouve falar de trotes ruins nas notícias, e esse aqui é muito positivo e vai deixar algo de bom para o campus”, avaliou.

O diretor do CCSE, Anderson Maia, acredita que o novo modelo de trote servirá para despertar nos calouros o carinho e o respeito pelas dependências do Centro. “Ainda temos níveis consideráveis de depredação, como cadeiras quebradas e banheiros danificados. Nosso maior objetivo com esse trote é fazer os alunos perceberem que tudo isso também é deles.

O cuidado deles com o campus será desfrutado por todos”, explicou. Ele – que recebeu neste início de ano seu premeiro grupo de calouros como gestor – garantiu ainda que a ação será prática comum a partir de agora. “Nos trotes dos próximos semestres, estenderemos a ação para os outros blocos também”, disse. Diversas mudas doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e pela Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa) foram utilizadas para desenvolver um jardim em uma área que há pouco serviu como canteiro de obras para a construção da passarela de acessibilidade do Bloco 4 e do auditório Paulo Freire. Canteiros foram escavados e pneus velhos foram pintados nas mais diversas cores e agora servem como vasos. “A nossa horta deve sair até o final do ano, pois ainda temos alguns detalhes a acertar.

A nossa intenção com tudo isso é melhorar o campus não apenas para os alunos, mas também para a comunidade”, disse a integrante do Centro Acadêmico de Pedagogia, Bruna Bonfim, que juntamente com o Centro Acadêmico de Matemática, são os responsáveis pelo paisagismo.

Para preparar os calouros, uma palestra sobre Educação Ambiental foi uma das atividades da Semana de Acolhimento.

Os estudantes das Licenciaturas de Ciências Naturais decidiram desenvolver uma atividade de Saúde Pública: uma comitiva formada por calouros buscou por todo o campus possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. “Fizemos uma fórmula para exterminar as larvas do mosquito, para mostrar aos calouros como os conhecimentos de Química podem ser aplicados.

Assim eles entram em contato com o curso e ainda promovem uma boa ação para todos”, explicou o representante do Centro acadêmico de Ciências Naturais, Leonan Leonardo.

Os calouros distribuíram ainda entre os colegas vidrinhos contendo um repelente caseiro feito com álcool de cereais, cravinho-da-Índia e óleo corporal. Entre as atividades do Trote Solidário, os calouros participarão ainda de uma aula onde aprenderão a fazer fertilizante, que será empregado tanto no jardim quanto na horta do CCSE.

Já o Centro Acadêmicos de Letras tomou para si a pintura dos muros do Centro. Algumas paredes serão cobertas com tinta lousa e, futuramente, receberão periodicamente poemas selecionados pelos estudantes do curso. As ações devem durar o ano inteiro e envolverão ainda os calouros que ingressam na Uepa apenas no segundo semestre. RESPEITO “Todos os anos o Centro faz o Trote Solidário, que recebe material escolar dos calouros a ser doado. Mas, este ano, percebemos um número alto de danos ao patrimônio do CCSE.

Então, quisemos conscientizar o calouro de que o Centro é dele e o patrimônio público precisa ser respeitado”, ratificou a assessora pedagogica da Coordenação de Apoio e Orientação Pedagógica (Caop/CCSE), Tâmara Duarte, que esteve à frente do planejamento.

A organização do trote mobilizou a gestão do CCSE, todos os Centros Acadêmicos e envolveu também as coordenações dos cursos e projetos de extensão como o Herbário, que através da sua curadora, a professora Flávia Lucas, intermediou a doação das mudas que agora enfeitam o Centro. “Foi uma colaboração de todo o Centro e deu bastante certo. Vamos avaliar o retorno dos calouros e pensar nas próximas ações”, concluiu Tâmara. O diretor

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely