Novo Post

Violência Urbana é tema de mesa redonda no CCSE

Os tempos turbulentos em que a sociedade se encontra atualmente motivaram o Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Cidadania na Amazônia (Gmseca) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Movimento em Defesa dos Direitos Humanos da Vida (MDHAVida), a realizar a mesa redonda “ Violência Urbana na América Latina: A situação de pobreza, a segregação étnica, a criminalidade e a insegurança da Juventude”. O evento será nesta quinta-feira, 22, na Sala de Recitais, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), situado na travessa Djalma Dutra, s/n. A programação será aberta ao público.

A violência urbana tem se apresentado como o principal personagem do cenário atual da América latina. Assaltos, os sequestros e a violência contra a mulher são exemplos disse. Surge também o extermínio da juventude nas periferias. Dados da Anistia Internacional atestam que dos 56 mil homicídios que ocorrem por ano no Brasil, mais da metade são entre os jovens. Desde total, 77% dos que morreram são negros. No Estado do Pará, o número de homicídios cresceu 126,5% nos últimos 10 anos (2004-2014). Entre os jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, o Estado registrou um crescimento de 127,7%, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O debate tem em vista o diálogo com alunos, professores e a comunidade em geral uepeana, propondo questões sobre a origem da violência no país, os rumos e as consequências das políticas de Segurança pública e o papel da ausência de uma educação de qualidade neste cenário. A discussão terá três momentos: a exposição de pesquisadores da área; os relatos de famílias atingidas pela violência e experiências de movimentos de jovens; e a exposição geral da violência urbana na América Latina. O encontro inicia às 15h e deve se estender até às 19h, e conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (PPGCR), do Núcleo de Relações Interinstitucionais e Articulação à Sociedade da Uepa (Nintas), e do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais da Instituição.

Texto: Fernanda Martins

Versão de impressão  Baixar em PDF