Novo Post

Trote Solidário CCSE 2017

Visando o acolhimento, recepção e a integração dos 928 (novecentos e vinte e oito) calouros aprovados no processo seletivo 2017 à academia, o Centro de Ciências Sociais e Educação planeja em parceria com todos os setores administrativos, coordenações de curso e centros acadêmicos, três dias de atividades cuja culminância será a realização do trote solidário com tema “CCSE, MEU CENTRO, EU RESPEITO E EU CUIDO!”

A semana de acolhimento e recepção dos calouros constará de algumas atividades gerais e comuns a todos os cursos participantes, tais como: recepção dos calouros pela direção do centro com a apresentação dos principais setores administrativos e estudantis, apresentação dos grupos de pesquisa do CCSE e entrega do kit do calouro e do guia acadêmico 2017 com informações a cerca do funcionamento da instituição. E atividades específicas de cada curso e dos centros acadêmicos como visita aos laboratórios, apresentação do projeto político pedagógico dos cursos, palestras específicas, apresentação de pesquisas desenvolvidas pelos professores de cada curso, dentre outras. Juntamente a estas atividades intercala-se a apresentações culturais que propiciam a integração efetiva do calouro ao meio universitário que serão organizadas pelos centros acadêmicos.

O trote realizado quando o aluno ingressa na universidade é considerado um ritual de passagem na vida do calouro. Entretanto, observamos que um momento que deveria ser de alegria e acolhida tem sido transformado, em algumas universidades brasileiras, em  violência gratuita onde os alunos são submetidos a situações de humilhação e abusos. Neste contexto, visando manter essa tradição de forma segura e saudável, o CCSE adere à idéia do trote solidário (que deu origem ao trote cidadania, trote social, trote cultural e trote ecológico), onde são desenvolvidas atividades recreativas através de boas ações e despertando a consciência de cidadania aos alunos que acabam de chegar e os que já fazem parte da universidade. Assim, o CCSE apresenta a comunidade acadêmica o Trote solidário 2017, com o tema: CCSE, meu centro, eu respeito e eu cuido! Onde os calouros, orientados pela assessoria pedagógica dos cursos e pelos centros acadêmicos, deverão realizar ações de melhorias no próprio centro onde estudarão os próximos quatro anos. Já temos programadas ações de jardinagem, mural de poesia, combate ao mosquito Aedes aegypti, pintura, sinalização dos blocos em línguas de sinais entre outras.

Queremos despertar nos novos alunos (e nos veteranos também!) o respeito, zelo e compromisso para com o patrimônio público e mais que isso, com o local que a partir de agora, será a sua “segunda casa” diminuindo assim, as ocorrências de vandalismo e depreciação dentro do nosso centro.

• PROGRAMAÇÃO:

Dia 08/02/2017, no auditório Paulo Freire – (Quarta-feira)

MANHÃ:

09h: Acolhimento dos calouros