CCSE sedia o I Seminário de Combate ao Extermínio da Juventude Negra

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) sediará, nos dias 7 e 8 de junho, o I Seminário de Combate ao Extermínio da Juventude Negra, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). O evento foi organizado pelo Observatório de Estudos em Defesa da Juventude Negra (OBEJ) e vêm, seguindo o objetivo da sua temática, “em busca de convergências para a justiça social no Brasil” para iniciar uma conversa sobre o extermínio da juventude negra.

Para debater sobre o desenvolvimento humano na região amazônica e contribuir para a solução de problemas como a violência e o extermínio da juventude negra, o Seminário busca reunir estudantes, professores, movimentos sociais, organizações não governamentais, instituições políticas, e a comunidade em geral. Com isso, a organização visa encontrar soluções para os problemas sociais levantados e aprimorar o debate através de questionamentos e reflexões acerca dos extermínios, que atingem principalmente a juventude das favelas e periferias.

A indagação da temática é  inspirada pela realidade da população negra brasileira. Segundo o relatório apresentado pelo Atlas da Violência de 2017, a cada 100 pessoas que são assassinadas no Brasil, 71 são negras. Os jovens negros do sexo masculino, de faixa etária de 14 a 29 anos, continuam sendo a maioria das vítimas de homicídios no país, sendo a maioria moradores de periferia, com uma renda de até dois salários mínimos.

A programação do evento mescla atividades comuns do meio acadêmico, como mesas redondas, com atividades diversificadas, como reuniões, feiras e atividades culturais com enfoque em  música. O Seminário é gratuito e as inscrições serão realizadas no local do evento.

7 de junho

Feira de produtos Afro-brasileiros

Local: Hall do CCSE

Mesa 01 – Violência, Juventude Negra e Direitos Humanos

Aiala Colares Couto (OBEJ-Uepa), Zélia Amador (Cedenpa), Elizete Veiga (SDDH) e Lilia Melo (Cine Clube TF) – Mediadora

Horário: 14h30 às 17h

Atividade Cultural Músicas da Periferia (Periferia Viva)

Local: Auditório Paulo Freire

8 de junho

Mesa Redonda – Golpe de 2016 e seus efeitos na população afro-brasileira

Convidados: Shaira Mana Josy (Slam Dandaras do Norte) e Profª Lúcia Isabel (UFPA)

Reunião dos Movimentos Sociais, Coletivos, Grupos de Trabalho, etc.

Tema: Extermínio da Juventude na periferia de Belém: em busca de ações e práticas de combate à violência

Convidados: Luis Augusto Mendes (Uepa), Aiala Colares Couto (OBEJ-Uepa), Domingos Conceição (Mocambo) e Nazaré Cruz (Coordenação Nacional de Entidades Negras – CONEN) – Mediadores

Local: Sala de Multiuso (CCSE-Uepa)

Mesa 02 – Juventude Negra e Movimento Sociais